terça-feira, 28 de outubro de 2014

I can do it!!!

-1,600Kgs, -5 cms de perimetro abdominal e -0.200 de indice de massa gorda.

Estou tão, mas tão feliz!

Eu sabia pois notava a minha cintura menos inchada e percebia ao ver-me ao espelho que certa roupa me assentava melhor. A balança também tinha alturas que me dava o prazer de a ver descer, mas depois parece que se arrependia e voltava a aumentar-me o peso, por isso nada como fazer o teste na balança xpto do gym.

E pronto, eis que estou no caminho certo. Ainda tenho um longo caminho a percorrer. Quero chegar aos 59 Kgs por isso falta perder mais 2 Kgs. E estou na fase mais difícil de perda de peso. De qualquer modo, conseguir perder mais uns cms de cintura e pernas já me vai fazer muito feliz por isso, vamos trabalhar para isso.

Vou estar melhor que nunca aos 40. E gosto de me sentir assim. :)

(Ainda nao faço isto as calças mas espero fazer daqui a pouco mais de 1 mês... vamos a ver....)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Nutricionista ou não vale a pena?

Agora neste novo ginásio, andam constantemente a insistir para que tenha uma consulta de nutrição que me ajude a chegar mais depressa aos meus objectivos.

Já consultei varias nutricionistas e sei, obviamente que ao seguir um plano nutricional à risca dá de facto resultado pois de todas as vezes que me disciplinei a cumprir à risca consegui chegar lá, mais depressa.

Acontece agora, que a teoria eu já sei toda. Eu sei perfeitamente o que devo ou não comer e que quantidades. Sei perfeitamente o que devo fazer para chegar lá sem ser preciso ir a uma nutricionista. Porque a regra é basicamente a mesma.

1. Nada de açucares
2. Ao jantar nada de hidratos
3. Muita água ou chá (2 litros por dia preferencialmente)
4. Snacks para comer ao longo do dia ( 1 iogurte, 1 barra de cereais, 1 peça de fruta, 1 punhado de nozes ou amendoas são exemplos)
5. Nada de encher o prato
6. Colorir o prato de forma a que esteja apetitoso e saboroso e com todos os nutrientes que o corpo precisa.

Estas são algumas das regras básicas. Claro que a nutricionista acaba por ser mais especifica nos alimentos mas aí é que a coisa pia de maneira diferente comigo.

Ultimamente, por uma questão de poupança e também porque assim sei o que como, opto por trazer para o almoço, o resto de jantares anteriores. Normalmente se sobra carne ou peixe eu trago e acompanho com saladinha. Outras vezes, prefiro comprar uma sopa no pingo doce (sem batata), um queijo fresco e é isso que almoço. Outras vezes ainda, se não consigo ir ao pingo doce nem tenho comida opto por um prato no restaurante que possa acompanhar com salada, ou sopa e uma sandes em pão escuro com queijo fresco e alface. Não saio desta rotina e duvido muito, aliás tenho a certeza, que uma nutricionista não ia mudar esta minha rotina.

De manhã, adoptei desde há alguns anos, como aqui já referi um pequeno almoço muito saudável e nutritivo. Foi sugestão de uma antiga nutricionista que gostei tanto, que mantenho até hoje. Cereais Muesli sem açucar (30 gr)+1 iogurte de soja natural+morangos(cerca de 4/5)+ uma duzia de bagas gogi e quando tenho em casa, acrescento sementes de chia. Adoro. Apenas ao fim de semana, para desenjoar, mudo completamente o tipo de pequeno almoço para um sumo de laranja (normalmente com parte de água). sandes de cereais com fiambre e café claro, indispensável.

O que me custa mais seguir à risca são os snacks porque nem sempre me lembro ou tenho fome para isso. O único snack que cumpro com mais rigor é o do meio da manhã nos dias do ginásio porque almoço mais tarde. Costumo comer nesta altura umas tortilhas de milho (76 Kcal) ou uma barrita de cereais. Devia comer umas nozes mas raramente tenho e quando tenho, esqueço-me de trazer.

Normalmente numa das refeições do fim de semana, não penso em dietas. Janto com amigos e não quero saber. Claro que tento não exagerar nos doces, ou batatas fritas e tenho conseguido. Mas vinho tinto entre amigos, por vezes bebo bastante e é certo e sabido que um copo de vinho tem muitas calorias. No entanto, decidi que são estes pequenos momentos que fazem com que nos outros dias eu resista aos doces, fritos e porcarias. Por isso, estes momentos vão continuar a existir e não vai ser uma nutricionista que me vai dizer que não o posso fazer.

Posto isto, valerá a pena gastar dinheiro numa nutricionista para ela me dizer o que já sei, e dizer-me para fazer coisas que não quero fazer?

O certo é que, apesar da balança ainda não concordar comigo, é unânime dizerem que estou muito mais magra. E eu própria sinto na roupa, na barriga e pernas muito menos volume. Eu sei que a nossa cabeça está formatada para ver números na balança a descer... mas se calhar as vezes isso não é tudo, certo?

Esta semana vou tentar fazer uma nova reavaliação no ginásio com a balança que mede tudo além do peso. Depois digo-vos se a sensação de estar mais magra é mesmo verdade ou se é uma mera ilusão.





segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A caminho do objectivo

Com o fecho do Vivafit do Restelo estive umas semanas a pensar no que ia ser da minha vida pois o ginásio à hora de almoço era perfeito para mim. Aliás, a unica possibilidade mesmo que tenho de fazer exercicio. Confesso que fiquei assustada e meio perdida sem saber o que fazer. Não que eu fosse super assidua mas saber que ele estava ali para quando eu resolvesse ir, dava-me segurança na concretização dos meus objectivos. Além de que tinha decidido que nos 3 meses que antecediam o meu aniversário havia de dar tudo por tudo.

Até que, a Silvia do Restelo, informou-me que em Linda a Velha também tinham aulas às 13:15. Eu nem tinha pensado no Vivafit de Linda a Velha, pois achei sempre que era longissimo para mim.... mas, resolvi tentar. E não é que afinal não é assim tão longe!!! E o melhor de tudo é que têm ainda mais aulas fixes do que o do Restelo... Bodyvive, Zumba step, Zumba, HIIT, entre outras, cada uma mais puxada que outra.

A primeira aula que fiz foi HIIT, ou noutras palavras Treino intervalado que não é mais do que 20 segundos de exercício intenso aeróbico ou de força com 10 segundos de intervalo. Mas não é para meninos.... a meio da aula (que só tem 30 minutos) achei que me ia estatelar no chão a qualquer momento sem forças. O suor corria-me em bica e as pernas tremiam-me. Perguntava a mim mesma... Mas o que é isto, senhores? Foi de tal modo intensivo que estive o resto o dia de perna bamba e no fim de semana doía-me desde as pernas até aos braços.

Hoje foi a vez de Bodyvive e mais uma vez pensava eu que as aulas da Angela eram puxadas... sim, eram puxadas mas estas???? Estas aulas levaram-me a outro patamar até então desconhecido para mim... eu achava que suava nas aulas da Angela? Suava sim... mas aqui praticamente tomei banho em suor. Sou eu que já não estava habituada as aulas? Provavelmente. Também não digo que não. Mas o que interessa é que estou a ADORAR. Arrisco-me a dizer e a Silvia e a Angela que me perdoem, mas talvez no meu caso, o encerramento do Vivafit do Restelo possa ter sido a melhor coisa que me aconteceu em termos de fitness. Acho que assim... assim eu chego lá... Não tenho neste momento qualquer duvida acerca disso.

E ahhh é verdade. No domingo pesei-me e afinal o estrago das férias não foi assim tão grave como eu pensava... 62,3Kgs é o que a balança lá de casa afirma que eu tenho. 

Quarta feira vou-me pesar no Vivafit e na sexta feira na clinica dos tratamentos de endermologia que vou fazer. Vamos ver se não vai destoar muito disto.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O penoso regresso ao objectivo.

Imagem tirada da net
Férias... essa palavra tão aguardada, tão esperada e que nos faz tão mas tão feliz. 

As férias já foram e aguarda-nos um penoso regresso, não só em termos de trabalho que não nos dá tréguas mas também a nivel do nosso corpinho que durante um mês andou exposto ao sol e ao mar mesmo com as gorduras em excesso com um encolher de ombros de quem não se importa com eventuais olhares reprovadores, de quem não deixou de comer as deliciosas bolas de berlim com creme na praia ou um pote de meio litro de gelado de macadamia nuts da Häagen-Dazs ao jantar, ou ainda de quem se refastelou com maravilhosas caipirinhas nas festas de piscina.

Pois é... tudo, tudo o que temos direito.

E agora... que estou a cerca de 3 meses dos 40 anos, vejo cada vez mais longe o meu objectivo simplesmente porque não tive força de vontade suficiente para dizer NÃO!

E agora,,, agora custa mais pois claro. Eu já sabia e caio sempre no mesmo erro. Com a agravante que este ano ainda por cima não consegui chegar ao Verão com o meu objectivo delineado. Caramba, foi como se todo o esforço que tenho feito desde o inicio do ano e reinicio deste blog não desse em nada. É triste. Fico decepcionada comigo mesma... 

No fim das férias tive também a noticia que o meu ginásio de sempre iria fechar. O ginásio onde já conhecia toda a gente e onde tinha ganho boas amigas, em que já não precisava de motivação extra externa porque gostava de ir lá e reencontrar as minhas amigas e dar umas boas gargalhadas enquanto suava. Onde finalmente tinham encontrado uma instrutora, à altura das nossas exigências que exigia, oh se exigia de nós. E o fecho foi tão inesperado como tudo pois nem me consegui despedir delas. Eu tinha a certeza e tinha posto na cabeça que agora em Setembro ia me deixar de merdas e apostar no meu objectivo com todas as minhas forças... (vocês riem-se e pensam, é sempre a mesma conversa), mas era verdade. Eu ia mesmo conseguir...

Agora, até podia pôr a desculpa, pois, o ginásio fechou e tal e por isso nunca vou conseguir chegar ao meu obectivo mas não o vou fazer, embora me apeteça fazê-lo só para já não esperarem nada de mim.

Assim, e como não me posso ir abaixo e quero mesmo cuidar de mim. É uma questão de saúde, vou deixar aqui as minhas decisões pós ferias:

- Inscrever-me noutro ginásio e fazer 2 ou 3 aulas por semana a partir de Outubro (este mês de Setembro vai ser a reentré e o teste do ginásio para ver se gosto)
- Fazer dieta rigorosa. Implica: Acabar com os doces totalmente, acabar com as batatas fritas gourmet, reduzir as quantidades e voltar a beber 1,5 litros de chá por dia.
- Fazer alguns tratamentos estéticos. Comecei por endermologia pois já fiz há alguns anos e deu-me bastante resultado.

Ainda não me voltei a pesar pois tenho a balança avariada mas aposto que o meu peso anda pelos 63 Kgs novamente. Vou-me pesar com certeza quando começar os tratamentos de endermologia por isso depois confirmo a minha desgraça.

Vou passar uma fomeca desgraçada. É sempre assim depois de um periodo de enfartamento até o corpo se voltar a habituar a não comer como uma lontra.

Mas tem que ser. Ajudam-me?

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nem 8 nem 80

Uma amiga minha emagreceu vários quilos em menos de um mês e voltou a vestir o tamanho 36. O segredo? Não é segredo nenhum... está a separar-se e com todo o stress decorrente, aliado ao facto de estar desempregada, acelerou-lhe a perda de peso de uma maneira surreal. Portanto, por mais que adore vê-la novamente super elegante, sem barriga nem nada ao fim de 1 ano de ter sido mãe, uma perda de peso baseada nesse motivo, dispenso.

Por outro lado, este fim de semana fui surpreendida com uma visita de uma menina linda que, do alto dos seus 12 anos, quase 13 anos pesava nada mais nada menos do que quase 100 Kgs. Fiquei com um nó na garganta ao ver uma menina que podia ser linda (tem uns olhos lindos e um cabelo enorme ondulado), pesar tamanha monstruosidade. Não consigo entender, por mais que me expliquem como se eu fosse uma criança, como é que os pais deixam uma criança chegar a este estado. Não consigo perceber. 

A menina era uma menina tímida, envergonhada e com uma auto estima para lá de baixa. Ao longo da tarde que esteve connosco, fui sempre tentando quebrar o gelo e o gelo quebrou-se da maneira mais inacreditável que já vi. Ao ver os meus filhos andar de bicicleta sem rodinhas, ela diz muito timidamente e cheia de pena que não sabe andar de bicicleta. Sem pensar duas vezes, fui buscar a minha bicicleta, baixei o banco e disse-lhe para vir comigo que eu ia tentar ensina-la a andar. Fiz exatamente como fiz com os meus filhos, ensinei-lhe a criar o equilibro na bicicleta, a dar balanço, a segurar o volante. Quando percebi que ela estava quase a conseguir, fomos para a rua e comigo a segurar o celim, eu corria com a bicicleta enquanto ela pedalava e tentava equilibrar-se. A minha cunhada veio ajudar-me, sempre a incentiva-la, tal e qual como se faz com as crianças, elogiando cada volta aos pedais que ela dava sem ajuda. Ao fim de uma meia hora, deu-se o click e ela começou a pedalar sem ajuda. O pai quando a viu pedalar nem queria acreditar. Ela, bem... uma felicidade que só visto. Dizia que nunca lhe tinham conseguido ensinar sem começarem aos gritos e acabavam por desistir. Toda ela era sorrisos. De orgulho nela própria. 



Eu, fiquei toda partida de andar a segurar na bicicleta com 100 kgs a correr e acho que desloquei o pulso no meio disto tudo mas fiquei também tão feliz por ter conseguido ajudar. 

Agora o pai diz que lhe vai arranjar uma bicicleta e ela entusiasmada diz que vai começar a ir de bicicleta para a escola. Não sei se o que aconteceu vai fazer alguma diferença na vida desta miúda mas nem que seja fazer com que ela sinta mais vontade se exercitar e começar a ter uma vida mais saudável, já valeu tudo a pena.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Barriga lisa

Imagem: http://mulher.sapo.pt/

Eu NUNCA vou ter uns abdominais assim por mais que me esforce, por mais que me doa, por mais que fique completamente de rastos depois de uma aula de Super abdominais. A aula não se chama assim, mas com a Angela bem que podíamos chamar novos nomes às aulas porque eram bem apropriados (um dia ainda faço essa proposta no ginásio). Já disse que ela deve ter tido um qualquer treino militar não já? Pois...

Portanto eu NUNCA vou ter estes abdominais mas não é decididamente por não me esforçar a tê-los. Depois de ter sido mãe de gémeos, além de ter ficado com pele em excesso, os meus abdominais partiram-se. Segundo  os médicos do SNS isso não é problema para mim já que trabalho sentada e não uso o meu corpo profissionalmente (WTF?), portanto se quiser fazer um dia a abdomenoplastia para tirar o excesso de pele e voltar a juntar os músculos, terá de sair do meu bolso, coisa que muito dificilmente acontecerá (a não ser que me saia um dinheirito no euro milhões, coisa que também me parece impossível já que não jogo).

Mas pronto, tal facto não me impede de continuar a treinar os meus abdominais mesmo escondidos por baixo da pele e separados. Quem sabe tanto puxo por eles que eles acabem por voltar ao lugar. Isto já sou eu a teorizar pois segundo li, separar e partirem-se eles fazem sozinhos, agora juntarem e colarem-se bem posso esperar sentada.

E ontem foi assim... Dói-me cada musculuzinho abdominal  e até me custa a respirar. Xiças... que uma mulher sofre para não ser lontra.


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Oh aulas do Demo

Imagem: Pinterest

Assim era eu ontem na aula de ginástica. De tal maneira que hoje, parece que passou, literalmente um camião TIR por cima de mim. Oh aulas do Demo.

Esta instrutora deve ter  feito o curso na tropa. Não sei como são as aulas  do Bootcamp mas do que ouvi dizer, estas andam mesmo lá perto disso.

(O que vale é que eu gosto de aulas que doem... :))

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Corrida dos Farmaceuticos

Não. Não desapareci e também não me escondi por ter engordado que nem uma lontra. Nada disso. Simplesmente não tenho tido grande coisa para adiantar em termos de dieta. O meu peso estabilizou nos 60,8Kg, mais 100 gramas, menos 100 gramas... e não saio daqui.

Também confesso que não tenho sido tão rigorosa como devia. Tenho tido alguns cuidados com os doces, gelados e quantidades de comida, mas não me tenho privado de uma batatinha frita por exemplo.

A ginástica também andou meio paradota, bem como as caminhadas que tão afincadamente eu andava a fazer. 

No entanto, a minha amiga C convidou-me para a caminhada dos farmacêuticos no dia 22 de Junho entre Belém e Alcântara e eu obviamente que concordei.

Chegámos lá atrasados pois não sabiamos onde era aquilo e já não conseguimos participar oficialmente, mas isso não nos impediu de fazer na mesma a caminhada, quando descobrimos o local de partida. A caminhada era de 4 Kms mas acabámos por fazer 6,5 Kms. Estava uma chuvinha molha parvos meio desagradável e tivemos sorte, pois quando chegámos ao carro caiu uma carga de água imensa.

Ainda assim, foi muito giro e a companhia agradabilíssima. Ganhámos uma tshirt e uma medalha cada uma, apesar do atraso. Ficou a recordação e a vontade de voltar a participar nestes eventos.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Não... Não... NÃO!!!!!

Mas será que sempre que ponho na cabeça que desta é que é, parece que algo se apodera de mim e me estraga todos os meus melhores planos? Ou será que a culpa é minha pela falta de timing? A verdade é que nunca há uma altura perfeita, pois se formos a ver bem há sempre qualquer coisa a puxar-nos para o pecado por isso é que tem de haver a chamada força de vontade. Pois... está bem... podem dizer. A culpa é minha. sou uma fraca... FRACA!!! Força... chamem-me nomes à vontade porque EU MEREÇO!

Depois de uma semana a portar-me lindamente, consegui estragar em 2 dias todo o esforço de uma semana... duas semanas... um mês? Nem sei... até tenho medo de ir ver o estrago. Confesso que nem tive coragem de meter um dedo em cima da balança. Não vale a pena. A roupa diz-me tudo. EXAGERASTE!

Fim de semana com uma festa de anos e uma almoçarada do dia da criança foi suficiente para rebentar com a minha dieta. Ele foi petiscos com queijinhos, caipirinhas deliciosas feitas por um especialista, tiras de milho, bolo de aniversário, chili com carne... uma desgraça portanto. Uma desgraça deliciosa. No domingo estava preparada para um detox, quando me aparece a familia toda para almoçar. TODA! Grelhámos um peixinho... menos mau, quando, de repente tocam à porta. Era a minha madrinha com a sua DELICIOSA tarte de amendoa, porque tinha percebido que era o dia da criança e eu tinha lá os avós todos. Excusado será dizer que nem tentei resistir. Vá lá, que desta vez ela foi-se num instante mas ainda sobrou um bocadinho para o resto da minha desgraça enquanto não acabo com ela.

E de notar que sexta feira os meus pipoquinhas fazem 7 anos e vai haver bolo ao lanche e bolo ao jantar e no sábado vai haver a festa de anos deles com mais bolo e ao jantar os adultos vão também comemorar numa bela sushizada que se quer bem recheada.

Portanto nem vale a pena continuar certo? Para a semana falamos que esta semana vou ali bater com a cabeça na parede...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Novamente em força

Vou dizer uma coisa... eu sou MUITO gulosa... mesmo muito gulosa... não sei, há qualquer coisa que me chama e me leva a comer doces. Se eu pudesse comia um doce todos os dias... mais que um... desde chocolate a bolachas, a sobremesas... tudo. Mas principalmente chocolate. Sou doida por chocolate.

Mas... há 2 anos, por causa dos meus problemas de saúde conheci um homeopata que me tem tratado desde então com imenso sucesso. O que é que isto tem a ver com a dieta? Tudo! Quando faço tratamento homeopático estou proibida de comer chocolates. Proibida mesmo. Nem um quadradinho. Porque, o chocolate pode fazer com que todo o tratamento homeopático não sirva para nada. E eu levo mesmo a sério o tratamento. Então, aproveito as alturas em que estou a tomar medicamentos homeopáticos para levar mesmo a sério a dieta. Não há aquela coisa do... deixa só comer um bocadinho, dá cá uma dentada... nada! Normalmente são as alturas em que a minha dieta tem mais sucesso porque acabo por ter muito cuidado com a alimentação. Acabei inclusivamente com todos os produtos lácteos. Estou fã da soja.

Esta semana, devido a ter recomeçado os tratamentos, também voltei a ter estes cuidados. Nem gelados eu como por serem feitos com leite, ou seja... no fundo, acabo por eliminar todas as tentações que me rodeiam. Porque tem mesmo de ser. Às vezes é assim, precisamos de pequenos incentivos para continuar.

Entretanto também de redescobri uma aplicação para o smartphone muito fixe e que me ajuda a ter noção do que ando a comer: a MyFitnessPal. Esta aplicação funciona como um diário alimentar e de exercício físico, onde vamos adicionando o que comemos a cada refeição e se fazemos exercicio fisico complementar ou não. Estabelecemos um objetivo e a aplicação sugere-nos o nr diário de calorias que devemos ingerir para chegar ao objetivo. Tem imensos alimentos e é super fácil de usar. Eu já a tinha usado há dois anos atrás mas a APP melhorou imenso! Dá também para estabelecer uma rede de incentivos nos nossos contactos em que cada um se ajuda mutuamente. Confesso que não uso essa parte porque achei que me ia tomar muito tempo e perdia o objetivo principal que era o registo. Até agora estou a gostar. 

Outra APP que gosto muito é a aplicação SportsTracker que uso para as caminhadas que faço. Regista o tempo, os quilómetros que faço e as calorias gastas. Adoro! Agora vou testar a APP da Nike que também me parece muito bem, com a vantagem de se poder adicionar musica se caminhamos sozinhas. 

Todas estas APPs são free!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Finalmente a balança volta a descer

Estava dificil... depois de praticamente 3 semanas de oscilação entre os 60,8 e 61,1Kgs, eis que este fim de semana, a balança marca 60,6Kgs.

Não é uma diferença muito grande mas voltar a mexer é muito bom. Na verdade, tenho de ser sincera. Não tenho cumprido na integra o plano que estabeleci para mim e tenho feito alguns disparates principalmente ao fim de semana. Agora que o calor aperta, a necessidade de comer um geladinho torna-se maior, ainda para mais quando todos à minha volta se lambuzam com um. É dificil resistir. Isso e os petiscos à beira mar. Quem é que resiste a molhar o pãozinho no molho de umas ameijoas à bulhão pato? Quem? Eu não... :(

E não consigo resistir. Resistir a isto seria de uma infelicidade tremenda para mim. Ia-me pôr deprimida, chateada, infeliz. Há coisas que se conseguem fazer, outras simplesmente não. Que fazer então? Compensar os excessos... compensar... compensar... compensar... 

Fazer exercício nesse dia ou no dia a seguir de modo a abater o excesso calórico e de hidratos de carbono ingeridos, fazer a refeição seguinte em menor quantidade e sem hidratos, e continuar sempre a beber muitos liquidos. mais uma vez acho que aqui é chave do sucesso. Nestas 3 semanas também reduzi a quantidade de chá que costumo beber diariamente. Não foi por nada de especial. Enjoei um bocado o chá que estava a fazer (gengibre fresco e limão). A semana passada, como se acabou o gengibre, voltei aos chás tradicionais de pacote de antigamente. Tinha aqui um chá emagress plus e bebi esse durante uns 2 dias. Depois de andar a beber outros chás, confesso que este não me soube nada bem. Foi então que descobri uma outra gama de chás: Twinings of London. E nessa altura abriu-se um admirável mundo novo para mim.

Comecei por descobrir o echinacea & raspberry.

Um cheirinho maravilhoso com o beneficio da equinácia e doce das framboesas. Este chá guardo para a noite pois também o favorito do meu marido. MARAVILHOSO

E no outro dia, descobri esta maravilha Limão e Gengibre.


E não. O sabor não é o mesmo se fizermos naturalmente. Pode até ser mais barato, admito que sim mas a infusão deste chá em pacote é uma coisa absolutamente divinal. ADORO! Faço este chá agora durante o dia, para beber no trabalho.

E há mais sabores. Comprei um pacote que trazia um mix de vários chás destes e ainda não houve um que não gostasse. O meu marido achou o de morango e manga muito doce. Eu não.... mas eu também não acrescento açucar nem adoçante ao chá e ele sim... Por isso acho que foi por ter adoçado demais.

Fica mais caro comprar assim estes pacotes do que ir à zona do chá a peso e comprar a peso para fazer em casa. Fica sim... mas além de se poupar tempo, porque aqui no trabalho não consigo fazer infusões, estes são mais práticos e extremamente saborosos. E no fundo é o que necessitamos para nos obrigarmos a ingerir água certo?


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Díficil...

Eu não disse que até aos 61Kgs era fácil, depois dos 61 Kgs é que ia ser o grande desafio. Pois então... há 2 semanas que a balança oscila entre os 60,8 Kg e os 61, 1 Kgs.

Eu já sabia que ia ser assim pois em todas as dietas que fiz me aconteceu isto. O que fazer quando a balança não quer ajudar? Interromper por uns dias a dieta rigorosa. E nada melhor para isso do que a Páscoa, recheada de tentações.

No entanto, não é porque interrompemos por uns dias a dieta que nos vamos alambazar de tudo e mais alguma coisa que nos apareça a frente. Também não é assim, até porque todos sabemos que enquanto para emagrecer são precisas semanas e meses, para engordar basta um ou dois dias. Mas, o melhor mesmo é introduzir na nossa alimentação alguns alimentos que estavam proibidos, para deste modo darmos um novo choque ao organismo quando voltarmos à dieta.

Isto é o que costuma funcionar comigo. Não quer dizer que funcione com toda a gente.

Então este fim de semana, não me coibi de comer arroz de miúdos, arroz de bacalhau, pão, massa e até algumas amêndoas de chocolate.Tentei continuar a beber os 2 litros de chá, mas confesso que não consegui. Em casa ( a passear) é muito mais difícil. 

Ainda fiz uma boa caminhada no sábado,  durante 1 hora percorri 5.75 Kms. 

Hoje pesei-me e lá estavam os 61,1 Kgs.  Hoje vou voltar a atacar o corpo reduzindo novamente os hidratos de carbono e as calorias das refeições. E vou voltar aos 2 litros de chá.

Vamos ver no que isto dá.




quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sementes de Chia - um superalimento

Até há bem pouco tempo eu nunca tinha ouvido falar de superalimentos. Entretanto começou a moda dos sumos Detox que eu já falei e com eles surgiram alimentos que nunca tinha ouvido falar, entre eles as sementes de chia.



Depois de uma amiga me ter falado da zona dos chás que havia nos hipermercados, numa das minhas investigações, dei conta que também vendiam sementes a vulso, entre elas as sementes de chia. Meio na duvida se havia de experimentar, comprei umas gramas destas sementes para ver a que sabiam.

Já tinha ouvido falar das inúmeras propriedades destas sementes e de facto se assim fosse, não custava nada experimentar.


A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia.
A planta é mais conhecida por sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo.
A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.

A semente de chia é uma semente com propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente pequena de forma oval (cerca de 2 mm de comprimento) e de cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas).
Foi descoberta há centena de anos, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, já são desde aquela época conhecidos. A semente da chia é considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas (entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3).
Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter  água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Vitaminas, minerais e propriedades

Os principais componentes da semente de Chia são:
  • Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
  • Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
  • Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
  • Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
  • Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
  • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
  • Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.
Análise nutricional (100g):
  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lípidos: 31g.
A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos na cozinha. Ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.
A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas. Clique aqui para ver algumas receitas com semente de chia.
Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais principalmente no México, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina.

Fonte:  http://sementedechia.info/

Nos pequenos almoços, onde costumo colocar cerca de uma colher de sobremesa, nem dou pelo sabor das sementes. Ainda não experimentei nenhuma receita que valha a pena com as sementes de chia (experimentei uma mas correu mal e não foi por causa das sementes - fui eu mesma ;))

Nos sumos também já experimentei e não dão sabor nenhum especial. No fundo, parece-me ser um daqueles superalimentos que não custa que entre na alimentação pois nem se dá por eles. E se fizer bem, tanto melhor.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O poder das bagas Goji

Com a minha mudança de hábitos alimentares para uma alimentação mais saudável, descobri o poder das bagas Goji, que estão na moda actualmente e com razões para isso.

O que são bagas Goji?

(fotografia tirada da net)

Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa.
Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.


Informação Nutricional
Um pequena síntese do seu valor nutritivo:
  • Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais.
  • Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
  • Contém grande teor de proteínas.
  • Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
  • Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
  • Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
  • Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA.
Benefícios das Bagas Goji
  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Combate a artrite
  • Baixa o colesterol
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Promove a fertilidade
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.
Como usar
Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.
Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Referências:
http://energiaemequilibrio.com/blog/novos-produtos/bagas-de-goji-o-que-e-o-goji-e-quais-os-seus-beneficios/

Eu adoro colocar algumas bagas Goji no meu pequeno almoço. Não sei de facto se o meu corpo vai sentir alguma diferença com a introdução deste alimento mas, uma vez que estou cada vez mais adepta de um tipo de alimentação mais saudável e das proprias medicinas alternativas, tenho a certeza que mal não me fará.

De qualquer modo, como em todo o tipo de alimentação, mesmo a saudável, há que ter em conta que nem todas as pessoas podem tomar ou comer certas coisas.

Tenham sempre em atenção os efeitos secundários, mesmo das plantas, chás, frutos ou sementes. E cuidado com os exageros. Nunca ultrapassem a dose diária recomendada. Não é por enfiarem um saco de bagas goji no estômago que vão ficar mais saudáveis.




terça-feira, 8 de abril de 2014

Mais uma pesagem

E à 4ª pesagem, eis que praticamente 3 Kgs foram à vida, espero eu que definitivamente.

Neste momento tenho 61 Kgs certinhos, menos 500 gramas que a semana passada.

Confesso que no fim de semana não tive cuidado nenhum. Comi pipocas no cinema (um balde) e até pizza comi (e não foi só uma fatiazinha). tenho tido o cuidado de me pesar só na 2ª feira de manhã para saber o estrago do fim de semana. É mais realista. Se no fim de semana também tivesse estes cuidados extremos, o peso perdido ainda seria maior... MAS se calhar não andava tão bem disposta!

Assim ao fim de semana vou-me permitindo a alguns luxos. Há coisas que tenho conseguido manter-me firmemente afastada como dos bolos, doces, gelados, bolachas, chocolates, batatas fritas. Tenho a sensação que isso também tem muita influencia. E só eu sei o que me custa ver marido e filhos a deliciarem-se à minha volta com estes aperitivos e sobremesas.

O que faço eu? Atraco-me à chávena de chá com toda a minha força e bebo uma litrada quase de seguida. E assim mantenho as mãos ocupadas, a boca e o estômago.

Ainda me faltam uns 2 Kgs para o meu objetivo, mas a diferença que sinto já é imensa. Parecendo que não, 3 Kgs em mim fazem uma diferença brutal. Tenho a barriga mais lisa, menos volume no rabo e nas pernas. Curiosamente é mesmo dos sítios que mais estou a notar diferença e costumam ser os mais difíceis de perder peso.

Os meus almoços têm sido saladas frias com ovo, ananás, mozzarella ou requeijão, alface, tomate, legumes, camarão, peito de frango, etc. Vou variando estes ingredientes. Tenho almoçado sempre fora. Quando não há saladas, opto por um prato de carne ou peixe acompanhado apenas de legumes.

Os jantares são sempre em casa e também variam entre carne e peixe acompanhado com salada. No outro dia, tinha para fazer arroz de bacalhau. Fiz na mesma e comi na mesma, mas em vez de encher uma pratada de arroz, fiz como se fosse um mini prato.

Acompanho sempre as refeições com chá. Ultimamente tenho feito chá de limão ou chá de gengibre.

Já descobri como se compra chá avulso e tenho feito algumas misturas interessantes também.

No trabalho bebo chá de limão e gengibre pois é mais fácil de fazer e em casa vou fazendo algumas infusões como cavalinha e laranja amarga.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dos pequenos almoços perfeitos #1

Quando era miuda, confesso que o pequeno almoço era uma refeição que me escapava ao controle. Não eram poucas as vezes que saia de casa sem nada no estômago e só quando chegava à escola é que eventualmente ia ao bar comer qualquer coisa, normalmente comida rápida e pouco nutritiva. A minha mãe passava-se comigo e com razão pois agora que sou mãe tenho exatamente o mesmo sentimento com os meus filhos que detestam também eles tomar o pequeno almoço. Na verdade é que eu não tinha fome quando acordava. E ainda hoje, não tenho fome quando acordo e só passada uma meia hora, uma hora depois de acordar consigo enfiar alguma coisa no estômago. Não é defeito é feitio. Eu sei que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e é por isso que, há alguns anos, depois de uma consulta com uma nutricionista, consegui arranjar um pequeno almoço que satisfizesse as minhas condições: Ser simples de fazer, bom e saudável e desse para levar para o trabalho. Isto porque com a pressa de despachar de manhã, levantar o rabo da cama, arranjar os miúdos, arranjar-me a mim, passear o cão,etc, tomar o pequeno almoço na tranquilidade do lar era impossível de o fazer. Foi quando me sugeriram este pequeno almoço:

Muesli sem açucar - Costumo variar entre a Alpen e Jardin Bio
Morangos ou frutos silvestres (podem ser congelados)
1 iogurte natural - Uso da Alpro Soja natural pois fui aconselhada pelo meu homeopata a deixar os produtos lácteos (verdade seja dita que é coisa que não me incomoda nada pois detesto leite e já existem iogurtes excelentes de soja)

Ainda costumo colocar uma colher de sobremesa de bagas goji e quando tenho, sementes de chia.

Fica um pequeno almoço muito nutritivo e saudável e é excelente para quem não costuma ter tempo para tomar o pequeno almoço em casa.

O que eu faço? Levo num Tupperware os cereais e os morangos já cortadinhos. Posso fazer isto na noite anterior e colocar no frigorífico. Depois é chegar ao trabalho, sento-me à secretária e enquanto vejo os emails do dia e organizo os meus afazeres, abro o tupperware, coloco o iogurte por cima, misturo muito bem e desfruto do meu pequeno almoço.

ADORO!

(Imagens tiradas da net)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Não foi só peso perdido... tb foram alguns centimentros

No sábado de manhã também aproveitei por voltar a tirar as minhas medidas. Estava com alguma curiosidade pois se é um facto que me sinto mais magra e que se reflete no peso também achava que se iria reflectir nas medidas. Foi então que me enchi de coragem para pegar na fita métrica. Isto requer sempre alguma mentalização antes pois por vezes nem sempre aquilo que achamos se verifica e depois vem a frustração. A ultima coisa que eu queria era ficar frustrada por causa das medidas que sabia ainda serem elevadas.

Comecei pela coxa. Felicidade. 54 cms ou seja menos 2 cms
Seguiu-se a cintura. 80 cms ou seja menos 3 cms
Por ultimo a anca 101 cms ou seja menos 1 cm

Obviamente que me enchi de felicidade e orgulho. Ainda está um pouco longe do que gostaria mas são cms que fazem diferença... na roupa então faz muita diferença. Noto nas calças de ganga que, sendo elas bem justas, já não ficam propriamente agarradas à perna como quando as comprei. E já não me envergonho em usar uma camisola mais justa na barriga. São estes grandes resultados que me dão incentivo a continuar.
(Ainda não tenho esta barriguinha mas gostava de um dia ficar assim :))

segunda-feira, 31 de março de 2014

A moda dos sumos DETOX

Quem é que ainda não ouviu falar dos famosos sumos Detox ou sumos verdes?

Pois é, há quem adore estes sumos, há quem não passe sem eles diariamente e os inclua todos os dias na sua alimentação, há quem os use para substituir refeições, há quem os beba só porque sim, diz que faz bem.

Confesso que nunca me chamou muito a atenção beber esses sumos e já oiço falar deles há imenso tempo. Primeiro porque quando ouvi falar deles, ouvi falar em substituírem refeições e aqui para nós... substituir uma refeição por um sumo???? Naaaahhh... Não é comigo. Eu cá sou uma pessoa que gosta de comer, daí que seria impensável não trincar qualquer coisa. Depois foi o ah e tal beber um sumo destes pela manhã é um espetáculo, não se fica com fome e dá imensa energia para o dia. anh anh. Não me convenceram. MAS... sou  uma pessoa que também gosta de experimentar coisas novas por isso há 2 semanas, quando saiu na revista Sábado um suplemento com várias receitas deste sumo, decidi experimentar com aquilo que tinha em casa, na altura: espinafres, cenoura, laranja, hortelã, sementes de girassol e 1 copo de água. O resultado não foi dos melhores. Quer dizer, não sabia mal... bebia-se mas era assim um bocado para o sem sabor. Não me convenceu, mas não desisti. Este fim de semana, tinha em casa outros ingredientes como morangos, bagas gogi e sementes de chia. Resolvi voltar a experimentar e desta vez coloquei: 1 punhado de espinafres, 3 morangos grandes, meia banana. 1 colher de sopa de bagas gogi e 1 colher de sopa de sementes de chia. Acrescentei um copo de água e.... voilá... o 1º sumo detox que realmente me soube bem. Tão bem, que no domingo tive de repetir a dose duplicando-a pois o meu marido tinha bebido uns 2 copos daquilo no sábado e eu fiquei a olhar pois soube-me a pouco.

Portanto ESTE sumo está definitivamente aprovado. E não. Não fiquei com fome ao lanche. Bebi 2 copos destes. Admito que gostaria de ter comido uma torradinha também, mas apenas pela gula e necessidade de trincar. Mas mantive-me forte e aguentei pois fome de facto não tinha.

O aspeto continua ser uma bosta. Palavras nos meus miudos quando lhes dei a provar foi: Blaghhhh não sabe a nada. Mas eles são uns miudos muito, muito esquisitos. Vão por mim... este bebe-se. :)

E agora para terminar este post a mixórdia de temáticas pelo Ricardo Araújo Pereira na Rádio Comercial. É isto... sem tirar nem pôr. :)


3ª pesagem

E assim se passou mais um fim de semana e com ele, a 3ª pesagem. Admito que os fins de semana não são fáceis, ainda para mais quando são fins de semana chuvosos e frios como este ultimo. Apetece ficar em casa e em casa já se sabe que as tentações são mais que muitas e os disparates acontecem. 

E o grande disparate aconteceu no sábado à noite. O meu querido marido apeteceu-lhe pizza. Comprou massa para a pizza e ingredientes como presunto, cogumelos, camarão e mozarella. Como os miudos ta,bém já comem duas, acabámos por ter de fazer 2 pizzas para dar para toda a gente. Estiquei a massa bem esticadinha, coloquei molho de tomate com manjericão e depois recheei com estes ingredientes. Não fiz uma pizza muito pesada mesmo assim, tive bastante cuidado mas... estava tão apetitosa que confesso comi mais que a conta... muito mais que a conta.

O almoço de sábado tinha sido muito levezinho, um peixinho assado com pimentos verdes e vermelhos como já vem sendo hábito de sábado e o lanche um sumo detox e uma torrada (também me passei um bocado aqui mas estava cheia de fome!!!). Portanto este sábado não contou para a dieta pois foi disparate atrás de disparate.


Esta travessa é o nosso almoço de sábado habitual para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças). As crianças comem a batatinha e eu como apenas um pedaço de peixinho com os pimentos e cebola.


No domingo tentei compensar o mal que tinha feito. Comi uma saladinha de frango com ananás, maçã, espinafres, tomate e nozes ao almoço, um sumo detox ao lanche e ao jantar uns lombinhos de porco no forno com tomilho e limão, acompanhados de legumes salteados (feijão verde e cenoura).

O resultado da pesagem foi bastante positivo... 61,500 Kgs, ou seja 800 gramas a menos.

Receita de lombinhos de porco com tomilho e limão:



1 embalagem de lombinhos de porco
Tomilho
Sumo de meio limão
Azeite

Temperar os lombinhos de porco com 3 horas de antecedencia (de preferência) com sal (pouco), tomilho e sumo de meio limão.

Colocar os lombinhos num pirex de ir ao forno com o tempero e regar um fio de azeite.

Legumes salteados

Feijão verde congelado qb
2 cenouras pequenas

Cozer previamente o feijão verde e a cenoura. Depois de meio cozido, colocar numa frigideira um fio de azeite e alho cortado aos bocadinhos. Juntar o feijão verde e a cenoura e deixar apurar.

Uma refeição de 400 calorias inclui:

2 fatias de lombo de porco assado sem gordura (cerca de 100 gr) 285 cal (Na foto coloquei 3, mas são duas. Tirei a foto antes de pesar :))
50 gramas de feijão verde salteado +/-50 cal
50 gramas de cenoura salteada +/- 50 cal.

Se quiserem em vez de saltear, cozer os legumes podem comer um pouco mais, de qualquer modo não se esqueçam de colocar um fio de azeite (o vosso MUFA) da refeição ou então um pouco do molho do lombo que também já tem azeite. Não coloquem é as duas coisas porque se não, estão sem querer a aumentar brutalmente o numero de calorias da refeição.

No inicio é um bocadinho dificil estar a pesar TUDO... é o que estou a fazer agora pois já não me lembro bem das porções, mas com o hábito vamos adquirindo algumas noções e já não vai ser necessário estar sempre a pesar.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Regras de ouro para uma alimentação saudável

Numa alimentação saudável uma mulher deve ingerir cerca de 1600 calorias por dia, divididas em 4  refeições de 400 calorias cada. Para emagrecer devemos reduzir essas calorias para 1200 mas atenção. Só devemos fazer essa redução durante 1 semana no máximo pois não se esqueçam que quem tem uma vida activa, necessita de energia para o dia e 1200 calorias pode não ser suficiente. 

É indispensável beber cerca de 2 litros de água por dia. Seja água ou chá, já disse que o importante é beber líquidos, mas atenção! Bebidas açucaradas, com gás ou sumos não são a mesma coisa.

Incluir um MUFA em cada refeição, respeitando o máximo de calorias por refeição. Não custa nada!

Os olhos também comem por isso quando se estiver a servir, faça um prato bonito e colorido. Coma devagar e pausadamente.

Não se esqueça de incluir sempre uma proteína na sua refeição e acompanhar com vegetais verdes.

Evite o sal em excesso. Sabia que o sal faz com que nos sintamos mais inchadas? Pode substituir o sal facilmente por ervas aromáticas como o tomilho por exemplo. Já experimentei e a comida fica muito saborosa na mesma.

Evite os doces e açucares em geral.

Acabe com o sedentarismo e tente praticar algum desporto, nem que seja uma pequena caminhada depois da refeição.




quinta-feira, 27 de março de 2014

O segredo da dieta Barriga Zero

De todas as dietas que já experimentei, a dieta barriga zero é a que menos restrições exige é um facto. E tem um segredo, ou melhor tinha pois desde que existe o livro, esse segredo passou a estar acessível a toda a gente. O que é esse segredo? Algo, que antes de ler o livro eu nem sabia que existia, quanto mais como se chamava. Um MUFA. O que é um MUFA perguntam vocês? Um MUFA é aquela vulgarmente chamada gordura boa. Quando fazemos análises ao colestrol há a gordura boa e a gordura má e estes MUFAS contribuem para que os níveis da gordura boa estejam bons. Mas o que é isto da gordura boa e para que serve? “MUFA” significa monounsatured fatty acid, isto é, ácido gordo monoinsaturado, um tipo de gordura “boa”, que faz bem ao coração e combate as doenças, e que está presente em alimentos como as amêndoas, óleos vegetais, nozes, manteiga de amendoim, azeite, abacate e até no chocolate preto. Alimentos que estão acessiveis em todo o lado e que nem sabiamos o bem que fazia. Ou melhor, até sabemos mas achamos sempre que devido ao elevado teor calórico que contém estes alimentos, que não devemos abusar deles. Com razão, pois é verdade. Não convém abusar e devemos respeitar as porções de cada um para não somarmos calorias a mais ás nossas refeições, porém é muito importante que todas as refeições incluam um MUFA. Ao incluirmos um MUFA estamos a contribuir para que a nossa gordura abdominal diminua substancialmente e sentir-se-á sempre com energia suficiente para o dia. Pesquisas revelam que uma dieta rica em MUFAs, onde existe uma simples substituição das gorduras saturadas por insaturadas, ajuda as pessoas com excesso de peso a perderem quilos e gordura corporal, sem prejuízo do número de calorias ingeridas e sem adicionar exercício. Além disso, de acordo com um estudo australiano, os MUFAs aceleram o metabolismo, o que significa, igualmente, uma aceleração na queima de calorias. Este é um exemplo de um dos resultados que representam fortes evidências do poder antigordura dos MUFAs. Ainda por cima, ter peso a mais na zona abdominal é mais perigoso para a saúde do que ter proporções mais generosas nas ancas e no traseiro. Pior, a gordura bem escondida dentro da barriga (gordura visceral ) é mais perigosa e, ao contrário da gordura superficial (subcutânea), é difícil de ser eliminada através de dietas e exercício.Diversos estudos demonstraram que as dietas ricas em proteína e em MUFAs faziam diminuir a pressão arterial, melhoravam os níveis de gordura no sangue e reduziam o risco estimado de doença cardiovascular.

Que MUFAS estamos a falar e quantas calorias podemos ingerir destes alimentos em cada refeição?


Sementes oleaginosas normais ou torradas sem sal



Amendoim – 166
Pinhões – 191
Pistaches – 161
Sementes de abóbora – 148
Soja, cozidos (sem casca) – 298
Sementes de girassol – 165
Nozes – 185
Amêndoas – 164
Castanha do Brasil – 186
Castanha de caju – 163
Caju manteiga – 188
Avelãs – 178
Macadâmia –203


Manteigas e pasta – 2 colheres de sopa

Manteiga de amendoim, crocante, natural – 188
Manteiga de amendoim, natural, suave – 188
Manteiga de semente de girassol – 186
Tahine (pasta de semente de gergelim) – 178
Manteiga de amêndoa – 202

ÓLEOS – 1 colher de sopa

Óleo de canola – 124
Óleo de linhaça – 120
Azeite de oliva – 119
Óleo de amendoim – 119
Molho pesto – 80
Óleo de cártamo – 120
Óleo de gergelim – 120
Óleo de girassol – 120
Óleo de noz – 120

AZEITONAS – 10 para azeitonas ou 2 colheres de sopa de tapenade

Azeitonas pretas – 50
Azeitona preta tapenade – 88
Azeitonas verdes – 50
Tapenade verde-oliva – 54

OUTROS

ABACATE – um quarto de xícara – 96
CHOCOLATE – um quarto de xícara – 207

Como vêm, é muito facil incluir um MUFA em cada refeição, até numa simples salada. Um fio de azeite ou um simples punhado de nozes já está a fazer o efeito pretendido.

segunda-feira, 24 de março de 2014

2ª pesagem

Uma semana depois da 1ª semana com alguns eventos que fizeram com que fosse impossível seguir à risca o plano semanal que tinha feito, eis que -300 gramas numa semana. Não foi mau. Já estava a espera que a perda de peso fosse menos acentuada do que na 1ª semana pois o corpo não estava habituado a fazer dieta e levou um grande choque. É natural. Agora o corpo já está mais habituado ás restrições, a comer menos e a beber muitos líquidos. Ainda para mais tivemos o dia do pai em que fomos jantar fora e não resisti a um queijinho, embora tenha conseguido majestosamente manter-me fora do alcance do pão, da manteiga e principalmente de um fabuloso bolo folhado e mousse de chocolate absolutamente divinais que os restantes comensais não se coibiram de se deliciar à minha frente. Isto não se faz... tss tss... devo ter engordado só de olhar. No sábado ainda tive a festa de aniversário do meu afilhado onde mais uma vez não resisti ao queijinho (sem pão) mas... mea culpa não consegui resistir a acompanhar uma carne assada com um puré de batata caseiro (o que eu adoro puré de batata... se fosse arroz ou massa eu deixava de bom grado... mas puré... minha nossa) e o pior, uma mousse de manga que tinha um aspeto maravilhoso... diz que foi feita só com coisas light... pois pois... Mas pronto, não me massacrem. Também havia um bolo de brigadeiro de comer e chorar por mais e eu NÃO COMI!

Pesei-me hoje de manhã, segunda feira para que visse os efeitos do meu dia de asneira. Felizmente, lá estavam as 300 gramas a menos, 62,200Kgs ... ufff

Esta semana, vamos ver como corre. Não estou com muita esperança para esta semana pois estou tremendamente constipada, ou seja em vez o tradicional chá emagrece plus, toca de beber mas é cházinho de limão e mel... fazer mezinhas para tomar de limão com mel... enfim... cheira-me que o mel vai estragar a minha dieta, mas que se lixe. Tenho de ficar boa.


terça-feira, 18 de março de 2014

1ª pesagem desta nova fase

No sábado foi então dia de pesagem. Eu já notava que estava mais leve mas estava com uma certa curiosidade em ver o que a balança dizia. Quando coloquei os pés em cima da dita, a surpresa: 61,9 Kgs!!!!

Não é possivel digo eu. Emagrecer numa semana 1,700 kgs é demais. Está bem que só o facto de ter começado a beber 2 litros de água por dia, coisa que o meu corpo não estava habituado e ir à casa de banho uma quantidade de vezes deve ter ajudado. Mas, achei demais. Decidi então que iria deixar passar o fim de semana e portar-me bem e voltar a pesar-me 2ª feira logo pela manhã.

No fim de semana não cumpri exatamente o cardápio aqui colocado pois o JP trocou-me as voltas nos almoços, mas ainda assim consegui experimentar algumas receitas, apenas não pela ordem colocada no menu.

Assim, na sexta feira o JP tinha deixado de fora febras de porco. Andei a ver no menu o que podia fazer com as febras que fosse saudável e optei por fazer febras de porco com limão e tomilho, uma das receitas da dieta 31 dias, acompanhado com bróculos e cogumelos cremosos.


FEBRAS / LOMBINHOS COM LIMÃO E TOMILHO / ACOMPANHAMENTO BROCULOS E COGUMELOS CREMOSOS

Temperamos as febras ou lombinhos com sal, limão e tomilho e grelhamos.

Numa frigideira colocamos um fiozinho de azeite com alho. Colocamos bróculos (previamente cozidos pois eram congelados) e cogumelos e deixamos refogar. Deitamos um pouco de leite e, como não tinha queijo philadeplhia como na receita original, coloquei uma fatia de queijo mozarella. Envolvi tudo até fazer um cremezinho branco e macio.

Estava delicioso.

No sábado afinal foi dia de peixe no forno acompanhado de pimentos vermelhos, verdes e cebola. Para os miudos coloco sempre umas batatas assadas.

Para o jantar foi dia de experimentar mais uma receita da dieta 31 dias:

ALMONDEGAS COM MOLHO DE TOMATE E MOZARELLA

Comprei umas almondegas e temperei-as com sal e salsa.

Num tacho coloquei um fio de azeite, uma cebola e 1 lata de tomate em pedaços. Deixei cozinhar e no fi,m triturei tudo. Este passo pode-se passar a frente se o molho de tomate já estiver triturado. Coloquei um caldo knorr de carne (não estava na receita), umas folhas de manjericão e deixei apurar mais um pouco. No fim coloquei uma colher de sopa de queijo mozarella e emental (a receita pedia parmesão mas eu não tinha). 

Num tabuleiro de ir ao forno, coloquei as almondegas e cobri com o molho de tomate. Em cima de cada almondega coloquei um pedaço de mozarella fresco e polvilhei com oregãos.

Levei ao forno a 180º e passados 25 minutos voilá... uma outra receita deliciosa.

Acompanhei com salada de espinafres, tomate e nozes e para os miudos fiz arroz branco.

Os miúdos que são esquisitos como tudo adoraram as almondegas e até comeram um bocadinho da mozarella.

Ahhh esqueci-me de dizer que ao lanche preparei um sumo Detox... um dia destes faço um post sobre esses sumos da moda.... e comi um gelado UPS

No domingo ao almoço voltei a fazer peixe no forno como no sábado e ao jantar fiz outra receita 31 dias:

FRANGO ASSADO COM TOMILHO

Comprei 4 pernas de frango completas. 
Numa tigela coloquei alho picado, tomilho, umas fatias de presunto picado, limão e azeite. Misturei tudo até ficar uma pasta.
Peguei no frango, piquei o frango e com cuidado fui colocando o recheio dentro da pele do frango com cuidado para não a rasgar, como se fosse uma bolsa. De seguida barrei o frango todo com a mesma pasta. 

Liguei o forno a 220 graus e coloquei o frango lá dentro.

Ficou excelente também. Acompanhei com a salada do costume e para os miudos fiz esparguete. Para os miudos raspei o recheio pois acharam muito forte. Mas para nós adultos estava mesmo bom.

Consegui beber na mesma 1,5 litro de água/ chá no fim de semana e na 2ª feira pesei-me e voilá, uns bonitos 62,5 Kgs. Mais um pouco do que no sábado de manhã mas, tendo em conta que em compensação estive mais presa dos intestinos e o periodo está para me vir esta semana, acho um valor bastante aceitável.

Todo o fim de semana andei a beber outro chá (não me lembro o nome agora). Era qualquer coisa gorduras. Este chá prendeu-me um pouco os intestinos... não sei se gostei muito.

Agora esta semana aqui no trabalho ando a tomar o Emagress Plus.


Tenho tentado variar os chás não só para não enjoar mas também para o organismo não se habituar sempre ao mesmo, pois estes chás têm alguns efeitos laxantes e drenantes. Convém não abusar e intervalar.



sexta-feira, 14 de março de 2014

Os primeiros 5 dias estão quase...

Foram 5 dias... os primeiros 5 dias desde que retomei esta minha luta. 

Estou decidida. Tem de ser e até agora estou a cumprir.

Ontem o meu almoço foi uma perna de frango acompanhada de salada. Quando cheguei ao trabalho tinha havido um almoço e sobrado imensa comida. As tentações espreitavam à porta... quiches, batata frita, empadas e morangos. A senhora dos cafés veio perguntar se não queriamos ir lá petiscar o que tinha sobrado. Os meus colegas foram e eu acabei por ir lá também. MAS... portei-me bem e trouxe apenas um pratinho com 6 morangos simples sem açucar.

Bebi o meu cházinho todo. Este chá anda a dar-me a volta a barriga. Não que me queixe muito pois na verdade sinto-me bastante mais leve e desinchada. O problema é que as vezes dá aquelas cólicas que se não formos a correr para a casa de banho estamos basicamente lixadas.

Para o jantar foi uma chatice pois não havia nada de especial que pudesse fazer para a minha dieta. O JP tinha posto de fora lascas de bacalhau para se fazer arroz de bacalhau e foi o que fiz. Não tinha mais nada e não me apetecia comer só sopa.

Optei por comer um pequeno prato de arroz de bacalhau. Digo pequeno porque foi mesmo. Se não tivesse em dieta era daqueles pratos que eu enchia e repetia... tipo alarva mesmo.

Ainda bebi mais uma chávena de chá e fiquei bem.

Hoje, fui almoçar ao centro comercial com o JP. Tento quando almoço fora não exagerar também, mas hoje... hoje acho que excedi um pouco. Fomos à loja das sopas e uma delas era sopa de castanhas com frango... quando a vi, cresceu-me de imediato água na boca pois adoro sopa de castanhas. Pedi o menu com meia sopa e salada. Mas a salada deles é enorme com 5 ingredientes à escolha... optei por alface, laranja, milho, ovo cozido, delicias do mar e couve roxa... só comi metade da salada. Estava satisfeita.

E agora resolvi fazer um planeamento de refeições semanal para ver se ao jantar consigo manter a dieta. o planeamento só tem jantares porque os almoços quando vou ao ginásio e aqui no trabalho são controláveis.

Neste planeamento vou fazer um mix entre a dieta Barriga Zero e a dieta dos 31 dias. Estas receitas foram tiradas do blog das guerreiras (da dieta 31 dias) mas vou adapta-las tendo em atenção as calorias e o MUFA.


Já fui ao supermercado fazer algumas compras para a semana. A ver vamos se consigo cumprir o plano. Hoje o jantar vai ser bifes de peru com mozarela e manjericão, :) receita daqui

quinta-feira, 13 de março de 2014

O 3º dia custa

Ontem foi o 3º dia de dieta a sério e francamente foi o que me custou mais.

Primeiro porque tive de ir buscar os miudos à escola pois o pai estava fora e fez com que não bebesse o litro de chá da parte da tarde que tinha bebido nos primeiros dias. No trabalho é mais facil controlar o que se bebe e o que se come pois as coisas não estão tão acessiveis a nós.

Ao almoço comi peixinho assado que tinha sobrado de uma refeição anterior, com pimentos vermelhos e verdes. Fui ao ginásio para uma aula de dança antes. E de manhã bebi o chá normal.

De tarde, bom... foi mais difícil. Ainda tentei beber o termo de chá da tarde em 2 horas mas não consegui. Fui buscar os miúdos e fomos lanchar a casa. Ver os miúdos a comer um belo pãozinho com manteiga foi doloroso. Há 3 dias que não toco em pão. Peguei num iogurte dos meus e afastei-me deles enquanto comia rezando para que comessem rápido e não sobrasse nada LOL. Assim foi felizmente, mas tinha tanta fome. Optei por ir buscar 4 nozes para ver se matava a fome, peguei nos miúdos e fomos jogar à bola.

Voltámos, tomámos banhinho e comecei a fazer o jantar. Tinha partido uns morangos, cobertos de água e açucar e dei aos miudos alguns para comer enquanto fazia uns bifes para eles. Tinha decidido que uma vez que ia estar sozinha ia comer sopa e mozarela com tomate. Eu adoro aqueles morangos também. Não resisti em comer 3 ou 4 morangos docinhos... controlei o molho claro... mas era tão bom!

Comi a minha refeiçãozinha enquanto eles comiam a deles e sentia algo no estomago que me dizia que ainda não estava satisfeita. Tinha uma frigideira cheia de molho de manteiga e alho dos bifes, tão apetecivel MAS resisti. Lavei de imediato a frigideira para não ter tentações. Mas... os morangos continuavam ali de fora... raios. Lá fui comer mais uns quantos... foi a parte que não devia ter feito.

Uma nutricionista disse-me uma vez que quando estamos de dieta devemos evitar mesmo coisas doces. Toda a gente sabe isso mas na verdade talvez não saibam exatamente porquê. Porque quando comemos coisas doces os nossos niveis de insulina sobem e faz com que necessitemos de comida mais rapidamente. Daí que é essencial que uma pessoa que esteja em dieta tente o mais possivel cortar nos açucares também.

Esta dieta da barriga zero não diz isso pois é uma dieta essencialmente para perder volume abdominal mas na verdade numa das vezes que a fiz e que não tive em atenção o excesso de açucar, não tive o resultado que esperava.

Isto para dizer que, devido aos morangos com açucar ou tão somente devido ao facto de estar sozinha e não ter nada para ver de interessante na TV, cheguei as 23h30 com uma fome doida.

Pensei no que poderia comer sem estragar demasiado o dia pois já tinha feito coisas que não devia. Peguei em 3 fatias de queijo flamengo light, enrolei-as em palito e pronto... comi. Francamente não sei se devia ter feito ou não. Mas entre as fatias de queijo e as bolachas ou os cereais de chocolate ou o pão com manteiga que era o que de facto me apetecia... acho que foi um mal menor.

Ainda bebi 2 chávenas de chá durante a noite para compensar a fome. 

Pela minha experiencia em dietas (sim, que infelizmente tenho muitas pelas razões que já descrevi), os primeiros dias são os mais dificeis. Espero ver algum resultado no sábado quando me pesar e medir. Decidi que o dia de pesagem vai ser ao sábado de manhã porque sei que ao fim de semana vai ser muito dificil levar tão a serio a dieta. Vou tentar juro mas lá está... em casa as tentações estão à mão...no trabalho não.

terça-feira, 11 de março de 2014

Chá, chá e mais chá

E já lá vão 2 dias a beber quase 2 litros de chá! Muito bom para moi même. Para quem nunca bebia água durante o dia...

Sinto a minha barriga a rebentar de chá e já perdi a conta as vezes que fui fazer xixi. Mas isso é bom.

Quanto ás medidas, hoje de manhã com uma fita métrica improvisada, medi-me e pronto. Tal como imaginava, é o descalabro:

56 cm na coxa direita
83 cm de cintura
102 cm de anca

Ainda estou com uma secreta esperança que com uma fita métrica a serio isto dê um pouco menos.

Ontem o jantar foi 2 hamburgers com saladinha de espinafres, tomate e meia duzia de nozes. Acho que não excedi as 400 Kcal pois os hamburgers eram pequenos.

Ao almoço tinha comido uma sopa de alho frances sem batata e uma saladinha de frango, delicias do mar, cuscus e ovo. Aqui tenho as minhas duvidas mas como comi fora não dá para controlar tão bem.

Hoje ao almoço comi uma sopinha de couve lombarda normal. Era um prato bem servido mas de certeza que não excedi. Não inclui foi o MUFA. Paciência. Estou cheia de fome... de facto não fui feita para passar fome.

Quando cheguei a casa, parti uma mozarella light com umas bolinhas de tomate, regadas com um fio de azeite e 4 nozes. Que bom!!!

De noite tive a maior dor de barriga desde há muito tempo. Efeitos do chá calculo eu. Não me importo nada pois depois da descarga senti-me imediatamente mais leve.

Ao jantar comi um bifinho grelhado com salada de espinafres, tomate e nozes. Ainda bebi mais 2 chavenas de chá e fiquei bem.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Mais de 1 ano depois do ultimo post...

Agora é que é... agora é que vai ser.

Mais de 1 ano depois do meu ultimo post eis que voltei a ter necessidade de partilhar aqui no blog a minha nova luta.

Uma luta que tem tido altos e baixos e tudo por minha culpa pois sou uma mulher que gosta de comer... e come... bem... muito bem... demais... Porque gosto de tudo, porque além de gostar de tudo, sou gulosa e detesto fazer dietas pois sou uma infeliz se não como e passo fome. Daí que nas minhas dietas eu não passo fome. Fecho a boca sim mas não consigo passar fome. 

Até agora a dieta do barriga zero tem sido a minha biblia de perder peso. Eu já não sigo exatamente as receitas pois acima de tudo tenho de praticar a reeducação alimentar. O problema é que nem sempre consigo fazer essa reeducação porque sou uma chamada "aspirante a peso pesado". Estou plenamente convencida que se eu não fizesse ginástica frequentemente (2 a 3 vezes por semana) e não gostasse de mim, seria isso que acontecia. Mas gosto de mim. Gosto muito de mim... mas podia gostar mais e é por isso que estes 4/5 Kgs (idealmente 7 Kgs embora não queira estar a ser tão optimista) que voltaram ao meu corpo devido à minha gulodisse não podem cá estar no dia 9 de Dezembro de 2014, dia em que faço 40 anos!

Assim, o meu objetivo é não só perder os 4/5 Kgs  até ao Verão mas... mais complicado, manter o peso até aos 40 anos e depois quiçá para sempre.

Tenho neste momento uns horrorosos 63,7 Kgs. 

Vou ver se arranjo uma fita métrica para me medir também e depois coloco aqui as medidas. 

E a dieta que vou fazer vai ser a da dieta barriga zero, com adaptações que já usei em mim e deram também resultado e outras alterações estou a fazer agora, como a bebida, a tal da água sassy. Está frio e por isso não me apetece beber água Sassy, Optei então por fazer um chá e comprometer-me a beber 2 Litros de chá por dia.

O chá é este:

É agradável de se beber embora tenha de colocar adoçante (mas pouco). Esta vai ser a minha inovação desta vez. Se vai dar resultado ou não... pelo menos hoje (1º dia) está a correr bem pois até à hora de almoço já tinha bebido quase 1 litro.

Regras básicas da minha dieta adaptada:
- Maximo de calorias por refeição: 400
- Colocar sempre um MUFA em cada refeição
- Cortar nos hidratos pelo menos numa refeição (preferencialmente à noite)
- Pequenos almoços com cereais sem açucar, acompanhados de iogurte magro ou natural
- Fechar a boca completamente a doces
- Beber 2 litros de chá por dia

Desejem-me boa sorte :)