segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nem 8 nem 80

Uma amiga minha emagreceu vários quilos em menos de um mês e voltou a vestir o tamanho 36. O segredo? Não é segredo nenhum... está a separar-se e com todo o stress decorrente, aliado ao facto de estar desempregada, acelerou-lhe a perda de peso de uma maneira surreal. Portanto, por mais que adore vê-la novamente super elegante, sem barriga nem nada ao fim de 1 ano de ter sido mãe, uma perda de peso baseada nesse motivo, dispenso.

Por outro lado, este fim de semana fui surpreendida com uma visita de uma menina linda que, do alto dos seus 12 anos, quase 13 anos pesava nada mais nada menos do que quase 100 Kgs. Fiquei com um nó na garganta ao ver uma menina que podia ser linda (tem uns olhos lindos e um cabelo enorme ondulado), pesar tamanha monstruosidade. Não consigo entender, por mais que me expliquem como se eu fosse uma criança, como é que os pais deixam uma criança chegar a este estado. Não consigo perceber. 

A menina era uma menina tímida, envergonhada e com uma auto estima para lá de baixa. Ao longo da tarde que esteve connosco, fui sempre tentando quebrar o gelo e o gelo quebrou-se da maneira mais inacreditável que já vi. Ao ver os meus filhos andar de bicicleta sem rodinhas, ela diz muito timidamente e cheia de pena que não sabe andar de bicicleta. Sem pensar duas vezes, fui buscar a minha bicicleta, baixei o banco e disse-lhe para vir comigo que eu ia tentar ensina-la a andar. Fiz exatamente como fiz com os meus filhos, ensinei-lhe a criar o equilibro na bicicleta, a dar balanço, a segurar o volante. Quando percebi que ela estava quase a conseguir, fomos para a rua e comigo a segurar o celim, eu corria com a bicicleta enquanto ela pedalava e tentava equilibrar-se. A minha cunhada veio ajudar-me, sempre a incentiva-la, tal e qual como se faz com as crianças, elogiando cada volta aos pedais que ela dava sem ajuda. Ao fim de uma meia hora, deu-se o click e ela começou a pedalar sem ajuda. O pai quando a viu pedalar nem queria acreditar. Ela, bem... uma felicidade que só visto. Dizia que nunca lhe tinham conseguido ensinar sem começarem aos gritos e acabavam por desistir. Toda ela era sorrisos. De orgulho nela própria. 



Eu, fiquei toda partida de andar a segurar na bicicleta com 100 kgs a correr e acho que desloquei o pulso no meio disto tudo mas fiquei também tão feliz por ter conseguido ajudar. 

Agora o pai diz que lhe vai arranjar uma bicicleta e ela entusiasmada diz que vai começar a ir de bicicleta para a escola. Não sei se o que aconteceu vai fazer alguma diferença na vida desta miúda mas nem que seja fazer com que ela sinta mais vontade se exercitar e começar a ter uma vida mais saudável, já valeu tudo a pena.

1 comentário:

  1. O que fizeste foi "mágico", tens noção disso? Fizeste uma coisa que nunca ninguém tinha feito por ela, deste-lhe confiança em si mesma e fizeste-a sorrir! quem te garante que não conseguiste dar-lhe "aquele empurrãozinho" tão essencial para ela mudar a vida dela? por aquilo que descreves, a sensação que me dá é que essa menina, sim porque é uma menina, se tem esse peso e baixa auto-estima, deve-se em grande parte, à falta de estímulo e incentivo parental...
    devias estar orgulhosa de ti! :)

    ResponderEliminar