quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sementes de Chia - um superalimento

Até há bem pouco tempo eu nunca tinha ouvido falar de superalimentos. Entretanto começou a moda dos sumos Detox que eu já falei e com eles surgiram alimentos que nunca tinha ouvido falar, entre eles as sementes de chia.



Depois de uma amiga me ter falado da zona dos chás que havia nos hipermercados, numa das minhas investigações, dei conta que também vendiam sementes a vulso, entre elas as sementes de chia. Meio na duvida se havia de experimentar, comprei umas gramas destas sementes para ver a que sabiam.

Já tinha ouvido falar das inúmeras propriedades destas sementes e de facto se assim fosse, não custava nada experimentar.


A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia.
A planta é mais conhecida por sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo.
A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.

A semente de chia é uma semente com propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente pequena de forma oval (cerca de 2 mm de comprimento) e de cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas).
Foi descoberta há centena de anos, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, já são desde aquela época conhecidos. A semente da chia é considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas (entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3).
Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter  água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Vitaminas, minerais e propriedades

Os principais componentes da semente de Chia são:
  • Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
  • Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
  • Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
  • Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
  • Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
  • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
  • Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.
Análise nutricional (100g):
  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lípidos: 31g.
A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos na cozinha. Ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.
A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas. Clique aqui para ver algumas receitas com semente de chia.
Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais principalmente no México, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina.

Fonte:  http://sementedechia.info/

Nos pequenos almoços, onde costumo colocar cerca de uma colher de sobremesa, nem dou pelo sabor das sementes. Ainda não experimentei nenhuma receita que valha a pena com as sementes de chia (experimentei uma mas correu mal e não foi por causa das sementes - fui eu mesma ;))

Nos sumos também já experimentei e não dão sabor nenhum especial. No fundo, parece-me ser um daqueles superalimentos que não custa que entre na alimentação pois nem se dá por eles. E se fizer bem, tanto melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário