segunda-feira, 31 de março de 2014

3ª pesagem

E assim se passou mais um fim de semana e com ele, a 3ª pesagem. Admito que os fins de semana não são fáceis, ainda para mais quando são fins de semana chuvosos e frios como este ultimo. Apetece ficar em casa e em casa já se sabe que as tentações são mais que muitas e os disparates acontecem. 

E o grande disparate aconteceu no sábado à noite. O meu querido marido apeteceu-lhe pizza. Comprou massa para a pizza e ingredientes como presunto, cogumelos, camarão e mozarella. Como os miudos ta,bém já comem duas, acabámos por ter de fazer 2 pizzas para dar para toda a gente. Estiquei a massa bem esticadinha, coloquei molho de tomate com manjericão e depois recheei com estes ingredientes. Não fiz uma pizza muito pesada mesmo assim, tive bastante cuidado mas... estava tão apetitosa que confesso comi mais que a conta... muito mais que a conta.

O almoço de sábado tinha sido muito levezinho, um peixinho assado com pimentos verdes e vermelhos como já vem sendo hábito de sábado e o lanche um sumo detox e uma torrada (também me passei um bocado aqui mas estava cheia de fome!!!). Portanto este sábado não contou para a dieta pois foi disparate atrás de disparate.


Esta travessa é o nosso almoço de sábado habitual para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças). As crianças comem a batatinha e eu como apenas um pedaço de peixinho com os pimentos e cebola.


No domingo tentei compensar o mal que tinha feito. Comi uma saladinha de frango com ananás, maçã, espinafres, tomate e nozes ao almoço, um sumo detox ao lanche e ao jantar uns lombinhos de porco no forno com tomilho e limão, acompanhados de legumes salteados (feijão verde e cenoura).

O resultado da pesagem foi bastante positivo... 61,500 Kgs, ou seja 800 gramas a menos.

Receita de lombinhos de porco com tomilho e limão:



1 embalagem de lombinhos de porco
Tomilho
Sumo de meio limão
Azeite

Temperar os lombinhos de porco com 3 horas de antecedencia (de preferência) com sal (pouco), tomilho e sumo de meio limão.

Colocar os lombinhos num pirex de ir ao forno com o tempero e regar um fio de azeite.

Legumes salteados

Feijão verde congelado qb
2 cenouras pequenas

Cozer previamente o feijão verde e a cenoura. Depois de meio cozido, colocar numa frigideira um fio de azeite e alho cortado aos bocadinhos. Juntar o feijão verde e a cenoura e deixar apurar.

Uma refeição de 400 calorias inclui:

2 fatias de lombo de porco assado sem gordura (cerca de 100 gr) 285 cal (Na foto coloquei 3, mas são duas. Tirei a foto antes de pesar :))
50 gramas de feijão verde salteado +/-50 cal
50 gramas de cenoura salteada +/- 50 cal.

Se quiserem em vez de saltear, cozer os legumes podem comer um pouco mais, de qualquer modo não se esqueçam de colocar um fio de azeite (o vosso MUFA) da refeição ou então um pouco do molho do lombo que também já tem azeite. Não coloquem é as duas coisas porque se não, estão sem querer a aumentar brutalmente o numero de calorias da refeição.

No inicio é um bocadinho dificil estar a pesar TUDO... é o que estou a fazer agora pois já não me lembro bem das porções, mas com o hábito vamos adquirindo algumas noções e já não vai ser necessário estar sempre a pesar.


Sem comentários:

Enviar um comentário