terça-feira, 22 de novembro de 2022

O meu transplante capilar - O DIA DA CIRURGIA

3 de Outubro de 2022 - O dia que resolvi fazer por mim, uma coisa meramente estética mas que vai fazer muito feliz

Se estava nervosa? Não vou mentir. Estava. Quem estava ao pé de mim talvez não tivesse percebido pois eu até escondo muito bem estas fases mais nervosas, mas sim. Estava nervosa. Na verdade não sei bem porquê pois já tinha lido e relido tudo sobre o procedimento no blog da Beautyst. Ela explica muitíssimo bem, é super direta, sem floreados e muito visual, ou seja, mostra, sem preconceitos TODOS os passos da cirurgia, mesmo aqueles que podem suscitar mais impressão. E eu gostei disso, pois já sabia ao que ia. Mas isso não impediu que estivesse ansiosa. Na noite anterior quase nem dormi mas percebi pela conversa das enfermeiras quando cheguei, que era muito normal. Acordei, tomei o pequeno almoço (coisa que não costumo fazer, mas obrigatório tomar neste caso) e apanhei um taxi para a CUF das Descobertas.

Cheguei às 8h da manhã, fui encaminhada para os cacifos e guardei os meus pertences. Despi-me da cintura para cima e vesti as batas que me deram. Sentei-me num cadeirão e mediram-me a tensão... Estava com 15-9, altíssima para mim. Ultimamente a minha tensão anda assim. Tanto posso ter tensão de passarinho como ter picos de tensão alta. Mas, independentemente da tensão que temos, a não ser que já estivesse baixíssima, dão-nos um cocktail de comprimidos. Um comprimido para baixar a tensão, um ansiolitico para me acalmar e um analgésico. Depois de uns 10 minutos se tanto, dirigi-me para o bloco. Com o Dr Rui estavam umas 3 enfermeiras e uma médica a acabar o estágio. O Dr Rui viu primeiro a área dadora e foi explicando tudo o que estava a fazer. Disse que a minha área dadora era média, ou seja, não era excelente como costuma ser a dos homens, mas não era má. Rapou-me uma parte do cabelo atrás (que fica escondida com o resto do cabelo) e depois, com uma máquina vibratória anestesiou-me toda essa linha rapada. Fez-me um corte e tirou umas tiras de pele com os folicolos capilares que depois iam ser implantados na zona frontal. 

 


 

Enquanto me cozia, as enfermeiras iam separando os folicolos e marcou depois na zona frontal onde tenho menos cabelo, o sitio onde os mesmos iam ser transplantados.

Voltou a anestesiar-me a zona frontal da mesma forma que fez atrás, fui à casa de banho e depois deitei-me na marquesa de barriga para cima para poderem começar a implantar os folicolos. 

Todo o procedimento correu super bem. As enfermeiras e o Dr Rui estiveram sempre a conversar comigo e uns com os outros, ouvíamos musica, comentávamos as canções, falávamos de férias, viagens. Estive sempre bem disposta. A meio ainda me levantei para ir novamente à casa de banho. Sou sempre uma mijona matinal. Já no fim, estava a ficar com frio, foram buscar-me uma manta e taparam-me. Fui super bem tratada por toda a equipa, o Dr Rui, a enfermeira Márcia, a Angela, e perdoem-me mas não decorei o nome das outras. 

O procedimento durou cerca de 4 horas. Segundo o Dr Rui foi o tempo mínimo de uma cirurgia destas pois correu super bem, sem sangramentos nem nenhuma outra condição que pudesse atrasar. Além disso, segundo o Dr Rui, o meu couro cabeludo também estava muito bem tratado e receptivo ao procedimento o que tornou tudo muito mais fácil. 

Quando acabou, deram-me um croissant e um sumo e mais um analgesico. O Dr Rui veio ter comigo e deu-me uma lista com TUDO o que devo esperar do pós transplante e TUDO o que devo e não devo fazer nos próximos dias. Fez-me também a prescrição daquela que vai ser a minha medicação para a vida, se quiser manter o resto do cabelo e receitou-me o analgesico para os proximos dias e um antibiotico de 3 dias. 

Voltei ao cacifo para despir a bata e vestir a camisa (é aconselhável levar-mos uma camisa ou blusa com botões para não magoarmos sem querer a cabeça. 

Chamei o meu marido para me vir buscar pois não é aconselhável irmos conduzir após este procedimento.



Ah, embora no dia a dia use lentes, achei por bem levar óculos pois avisaram-me que depois da cirurgia, era normal a zona da testa e pálpebras incharem. Não quis arriscar depois custar a tirar as lentes e levei logo óculos.



Sem comentários:

Enviar um comentário