domingo, 16 de fevereiro de 2020

Soufflé de bacalhau e camarão lowcarb

A semana passada tinha uma embalagem de bacalhau desfiado para fazer para o jantar e não me estava a apetecer fazer as receitas tradicionais do arroz de bacalhau, bacalhau com natas, à braz, etc. Vi uma receita de soufflé de bacalhau aqui e mais uma vez decidi experimentar, inventando um pouco com os ingredientes que tinha em casa.

O aspecto não ficou famoso mas convenhamos que foi a PRIMEIRA vez que fiz soufflé na vida no entanto estava absolutamente divinal, super saboroso. Estávamos com tanta fome que nem tirei foto dele inteiro mas assim, sempre se consegue ver o interior. 


Então e o que leva este soufflé? 

8 ovos
1 embalagem de bacalhau desfiado
1 cebola
2 mãos cheias de cubos de abóbora
1 alho francês cortado desfiado
1 courgette pequena partida em meias luas
1 embalagem de camarão congelado
4 colheres de sopa de coentros picados
40 ml azeite
30 ml água da cozedura do bacalhau
40 ml de bebida de amêndoa
1 colher de sopa de polvilho doce
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sumo de limão

Cozer o bacalhau e o camarão. Reservar 30 ml da água da cozedura.
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo com umas gotas de limão.

Numa frigideira colocar o azeite, a cebola picada, o bacalhau cozido, o camarão, a abóbora, a cougette, o alho francês e os coentros e mexer para refogar. Ao fim de uns 5 minutos em lume brando colocar o leite de amêndoa, a água do bacalhau e o polvilho doce. Mexer bem até o molho começar a engrossar.

Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.

Bater as gemas com uma pitada de sal e adicionar lentamente à mistura de bacalhau. Mexer energicamente.

De seguida, envolver o preparado do bacalhau nas claras com muito cuidado para não quebrar. Juntar o fermento.

Dicas pessoais:

Assim devia ser a receita mas a mim a coisa não correu propriamente bem em alguns pontos por isso vou deixar aqui algumas dicas para que não vos aconteça o mesmo que a mim e assim a receita fique ainda melhor.

- Não esquecer a água da cozedura. Eu esqueci-me e já estava a escorrer quando me lembrei. Já não fui a tempo dos 40 ml. Ups.

- A frigideira deve ser bem grande pois os ingredientes fazem algum volume. Se não tiverem uma frigideira grande, mais vale colocarem num tacho. A minha não era suficientemente grande e às tantas já tinha courgettes e abóbora a saltar da frigideira, principalmente na parte do mexer energicamente.

- Quando for para envolver nas claras... envolvam a mistura do bacalhau nas claras e não o contrário. Está-se mesmo a ver que eu fiz o contrário e às tantas já tinha tudo à minha volta cheio de claras em castelo bacalhau e legumes.

- Façam o soufflé com tempo. Não é um prato que se faça depressa. Eu já tinha a família toda de agua na boca à minha volta a pressionar e a perguntar quando é que estava pronto e não, não corre bem com pressão.

Deixadas as dicas, tenho a dizer que mesmo com estes percalços todos, estava mesmo muito bom e todos comeram incluindo miúdos. OK os miúdos puseram de lado a abóbora e a courgete mas pronto, comeram. 





Sem comentários:

Enviar um comentário