terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O que é o Millet?

O Millet é um grão ancestral que pode trazer imensos benefícios à nossa saúde pois é rico em fibras, vitaminas e minerais.

millet, também designado por milho-painço, é um grão ancestral da família do milho, originário dos continentes Africano e Asiático, tendo sido dos primeiros cereais a ser cultivados, há 6000 anos atrás.

É um cereal isento de glúten e que apresenta como principais benefícios o elevado teor de fibra, vitamina B1 (tiamina), ácido fólico, fósforo e magnésio. É ainda fonte de ferrozinco e das vitaminas B6 e B2.
A nível culinário, é um alimento muito versátil, de sabor agradável e neutro, que pode ser utlizado em sopas, saladas, como acompanhamento de pratos variados (ex. em substituição de arroz / massa / batata), misturado com legumes e na confeção de papas, entradas e sobremesas.
O millet é um alimento composto, maioritariamente, por hidratos de carbono. 100 g de millet fornecem cerca:
  • Energia: 378 kcal
  • Lípidos: 4,2 g
  • Hidratos de carbono: 73 g (embora 0g de açúcar)
  • Proteína: 11 g de proteína
  • Fibra: 8,5g
Relativamente a micronutrientes, é uma boa fonte abundante de vitaminas do complexo B, em particular vitamina B1 e ácido fólico, além de minerais como magnésio, ferro e zinco.

Por último, importa ainda ressalvar que este cereal não possui glúten, o que o torna apto para doentes celíacos.
Resumo:
É um cereal alcalino e isento de glúten. Tem uma ação diurética e é muito rico em Ferro. É especialmente indicado para pessoas que têm problemas de estômago, baço e pâncreas, sendo eficaz na prevenção da diabetes, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis. É o cereal que mais nutre a energia solo, sentida particularmente na altura do fim do Verão. É bastante versátil, podendo ser usado como puré, em sopas, papas, empadões, croquetes, com legumes, etc. Antes de o cozinhar deverá ser lavado em água fria e demolhado alguns minutos, para libertar a sua primeira camada de sabor amargo (as saponinas).

Sem comentários:

Enviar um comentário