segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Moqueca de Grão - Vegan

No inicio do ano escrevi aqui que, a nível de dietas, a única coisa que me faltava experimentar era o veganismo ou vegetarianismo. Juro que quando escrevi, estava longe de imaginar que ia ser uma cena que ia de facto experimentar mas, eis se não quando, o meu marido (JP) um dia, se vira para mim e diz. "Este ano vamos reduzir o consumo de carne, vamos apostar em refeições mais vegan ou vegetarianas. " Isto, depois de ter visto um documentário na netflix que exemplificava vários casos de desportistas que melhoraram imenso a sua performance após a redução do consumo de carne. O documentário explicava os benefícios de uma dieta com menos carne e os malefícios do consumo exagerado de carne. 

O documentário chama-se The Game Changers

Ora nós, que se há coisa que não somos é radicais, aliás eu nunca fui em radicalismos, adorei a ideia de... e se reduzíssemos sim o consumo de carne sem a excluir totalmente claro, pois continuamos a adorar a nossa picanhazinha?

Se bem o pensámos, melhor o fizemos e nesse dia, saquei do meu telemóvel e comecei a ver alguns vídeos de uma amiga nossa, mãe de um dos guarda redes de Futsal da equipa onde os meus miúdos jogam, a Evagoodlife. Eu já conhecia o canal dela e ficava sempre babada com os pratos que ela fazia, mas nunca tinha tido oportunidade de colocar mãos à obra. Até... este fim de semana. 

Para começar, escolhi um prato que ela diz ser praticamente do agrado de toda a gente e que foi inclusivamente implementado num colégio da zona. Pareceu-me bem e muito fácil de realizar, coisa que me interessou já que a cozinha não é propriamente o meu forte. 

O prato escolhido foi a Moqueca de Grão e vejam só o resultado final: 



O acompanhamento foi também uma novidade para mim. BULGUR. A receita foi tirada totalmente da Evagoodlife:


Moqueca de Grão

- receita vegan -
Ingredientes:
• 500g de grão cozido • 1 cenoura • 1 curgete
• 1 pedaço de 1 cm de gengibre • 1 cebola • 2 dentes de alho
• 1 c.café de curcuma (açafrão) (opcional) • 3 tiras de pimento vermelho (opcional) • 1 lata de leite de coco
• 1 molho de coentros • 3 c.s. de polpa de tomate • azeite q.b
• 1 c.s. de sumo de limão
1. Picar a cebola, o alho e o gengibre finamente e refogar num fio de azeite. Temperar com uma pitada de sal e uma colher de café de curcuma.
2. Juntar a cenoura ralada, o pimento vermelho e a curgete cortada em pequenos pedaços e deixar refogar 1 minuto.


3. Juntar a polpa de tomate e deixar cozinhar durante alguns minutos. Caso seja necessário pode juntar um pouco de água para não pegar ao fundo e os legumes cozinharem melhor
4. Adicionar o grão cozido (lavar bem antes, se for de lata) e envolver bem todos os legumes, deixando cozinhar durante cerca de 10 minutos para que os sabores se misturem e os legumes fiquem macios.
5. Acrescentar o leite de coco, temperar com sal marinho e deixar cozinhar para apurar os sabores durante mais cerca de 10 minutos. Temperar com umas gotas de sumo de limão e se necessário acrescentar um pouco de bebida vegetal, para obter um molho cremoso
6. Servir com coentros picados por cima a acompanhar um arroz integral ou bulgur e uns verdes escaldados ou uma salada fresca.



Ingredientes:

• 1 chávena de Bulgur
• 1 dente de alho
• ½ caldo de legumes biológico (opcional)
• 2 chávenas de água
• sal marinho q.b.
• 1 folha de manjericão
• azeite q.b.


1. Num tacho, coloque um fio de azeite e salteie o bulgur com o dente de alho inteiro e umas folhas de manjericão, durante alguns minutos ou até dourar.
2. Adicione a água, o caldo de legumes se usar e o sal marinho. Tape e cozinhe cerca de 10 minutos, até absorver toda a água. Apague e deixe repousar tapado mais 5 minutos.

3. Solte os grãos com a ajuda de um garfo e reserve.


Então e gostámos?

Eu e o JP sim. Eu AMEI. Achei mesmo delicioso e francamente nem esperava que fosse tão saboroso. O JP também diz que gostou (pelo menos comeu tudo e repetiu o que é um bom indicador)

Os miúdos? Bom. Os miúdos são um bocado esquisitos com tudo o que é diferente. O meu T ainda comeu qualquer coisa pois gosta muito de grão e até não desgostou do Bulgur mas o D só me dizia que não era Vegan e queria comer a sério. Provou claro mas não apreciou. Estranhei pois normalmente até é o melhor boca aqui de casa e menos esquisito. Mas pronto, não estava nos seus dias de experimentar cenas novas.

Para mim foi uma experiência excelente e a repetir. Pelo menos 1 x semana um prato vegan novo. Vamos ver o que vai sair da próxima vez. Conheçam o canal da Evagoodlife e vejam só as maravilhas que ela faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário