quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O que é o Bulgur?

bulgur, também conhecido como triguilho ou trigo bulgur, é preparado a partir dos grãos do trigo. É muito utilizado nas cozinhas do Médio Oriente e do Mediterrâneo e serve como alternativa ao arroz, à massa, à quinoa e ao cuscuz.
Este é um acompanhamento mais completo e mais rico do ponto de vista nutricional do que os restantes, por isso vale a pena conhecê-lo para começar a inseri-lo nas suas preparações culinárias.
O bulgur é um grão de trigo integral que foi triturado e parcialmente pré-cozido, seco e partido, para posterior uso na alimentação humana.

Sendo um grão integral, é um ingrediente alimentar apto para a alimentação vegetariana e vegan, que é naturalmente rico em fibras, com baixo teor de gordura e baixo teor energético. No próximo tópico, pode ficar a conhecer melhor a sua composição nutricional.
Este alimento é um excelente acompanhamento das refeições, no entanto, por ser proveniente do trigo, não é adequado para doentes celíacos ou pessoas que sigam dietas livres de glúten. 

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO BULGUR


Este cereal tem cerca de 370 calorias por cada 100 gramas. Os nutrientes que mais se destacam são a fibra e a proteína, 18g e 12g, respetivamente por cada 100g.
Destaca-se ainda o valor bastante reduzido de gorduras, cerca de 1g apenas, e a sua riqueza em minerais como ferromagnésio e fósforo. Aliás, muitos dos benefícios associados a este alimento têm por base as vitaminas e minerais presentes.
  • Fósforo que contribui para a manutenção de ossos e dentes normais;
  • Magnésio e potássio que contribuem para o normal funcionamento muscular;
  • Niacina e tiamina que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia;
  • Ferro e zinco que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Este cereal é um bom alimento para quem tem a pressão arterial alta e diabetes, ótimo para o sistema digestivo e é um anti-inflamatório natural. É também livre de colesterol.

Sem comentários:

Enviar um comentário