terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Tarte de maçã fácil e sem culpa

Esta receita de tarte de maçã é tão fácil mas tão fácil como é boa. Tenho de dar os créditos à Maria do Desafio Saudável da Maria, pois é mesmo destas receitas que eu gosto.

A receita original está lá no blog dela. A minha é meio adaptada pois não tinha exatamente a quantidade de maçã que ela referia.

- 1Kg de maçãs (usei 800 gramas de maçã inteiras, descascadas)
- 2 gemas
- 1 ovo inteiro
- 1 colher de sopa de mel
- 200 gramas de farinha de amêndoa (ou aveia)

Cozer as maçãs com um pau de canela e canela em pó. Deixar esfriar. Escorrer, triturar e juntar mel. Colocar a farinha num recipiente e juntar 1 ou 2 colheres de sopa de maçã triturada. Amassar bem até fazer uma massa compacta e moldável. Juntar mais farinha ou maçã até ficar moldável. Numa forma de silicone, forrar com a massa de forma a que esta fique bem fininha. Levar ao forno durante 40 min a 180 graus. Controlar a massa de vez em quando, a ideia é que esta fique estaladiça sem queimar.

Deixar esfriar novamente. Enquanto isso, juntar à maçã triturada 2 gemas e 1 ovo inteiro. Mexer bem até ficar um creme esbranquiçado. Provar e ver se está bom de doce. Se quiser colocar mais um pouco de mel. Deitar o preparado na forma e partir mais 1 ou 2 maçãs de forma a cobrir a tarte. Levar ao forno mais 25 min a 180 graus.

Polvilhar de canela e deixar arrefecer (ou não) :)

A tarte é maravilhosa para um lanche ou até mesmo pequeno almoço com umas colheres de sopa de iogurte grego.


Sem comentários:

Enviar um comentário