terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Diploma mais cms perdidos, a mudança!

Este sábado foi o almoço de Natal no meu querido Vivafit. Foi a primeira vez que participei e participei porque sinto que realmente aquelas pessoas são a minha familia da hora de almoço. É lá que vou exorcizar os fantasmas, libertar energias, rir muito, cantar e sim chorar muito também de dor. Quem fala mal do Vivafit é porque nunca experimentou as aulas da hora de almoço do Vivafit de Linda a Velha. Estas aulas não são para meninas. São aulas para gente crescida que não tem medo de sofrer. E ainda assim, mesmo sabendo que vamos lá para sofrer, estamos lá todos os dias (ou quase, pronto). 

Já falei aqui um pouco do meu percurso mas vou voltar a fazê-lo. Vai ser um post longo aviso já.

Quando eu era miúda, com os meus 20/30 anos era uma ginásiodependente. Saía do trabalho, ia para o ginásio e ficava lá até quase a hora de fechar. Todos os dias. Fazia tudo, body combat, body pump, step eram as minhas aulas preferidas e chegava a fazer as 3 aulas de seguida. Era jovem e aguentava-me bem. Não tinha filhos nem ninguém à minha espera em casa. Não era gorda, mas não era magra nem tonificada. Tinha montes de celulite, umas pernas grossas (não era músculo) e rabo grande. Pensava sempre, isto é genético, a minha  mãe também tem perna grossa. Nunca liguei. A minha alimentação era para lá de má. Não jantava. E quando chegava a casa perto da meia noite, metia uma pizza no forno e comia uma sopa de pacote intercalando com pratos de cerelac. Entretanto veio o marido e os filhos pelos 32 anos. Deixei o ginásio no ano em que me juntei. Com uma gravidez de gémeos estava totalmente proibida de fazer ginástica. Foi só engordar tipo peru para o Natal. 28 Kgs a mais e não, não era só por estar grávida de gémeos. Emagrecer foi o diabo a 4. Dieta rigorosa numa nutricionista, tratamentos de endermologia e 6 meses num Vivafit que tinha ao lado de casa. Sim, emagreci mas estava ainda longe das medidas de antes da gravidez (não que estas fossem maravilhosas). Mais uma vez a grande desculpa. Ah, o corpo da mulher muda depois de ser mãe e a anca alarga. Pois sim. Desculpas.

Quando voltei ao trabalho, deixei o ginásio e os tratamentos e mais uma vez com a alimentação péssima, voltei a engordar. E tenho andado assim desde há 10 anos. Engorda, emagrece, engorda, emagrece. Voltei ao ginásio há cerca de 4 anos, para outro Vivafit ao pé do meu trabalho. Foi pouca sorte pois o ginásio não tinha muita adesão e não se viam resultados. Entretanto, o ginásio faliu há 2 anos e obrigou-me a procurar outra alternativa. Encontrei o Vivafit Linda a Velha e resolvi experimentar. Porquê continuar a insistir no Vivafit? Francamente para mim o factor decisivo na altura foi o horário. Era dos poucos com aulas de grupo às 13h15, hora ideal para mim e eram aulas de apenas 30 minutos. Mal eu imaginava que desta vez tinha mesmo acertado.

Fui sempre muitíssimo bem recebida e todas as instrutoras que passavam por lá eram absolutamente fantásticas. Nunca havia aquela coisa de "eu só vou aquela aula porque só gosto daquela instrutora". Todas eram (são) excepcionais. E as minhas colegas da hora de almoço, bem.... são uma equipa maravilhosa. Bem dispostas, simpáticas, companheiras. Desde a mais velha à mais nova. Dá gosto ir ao ginásio à hora de almoço. Mesmo nos dias em que não nos apetece nada ir, insistimos e nunca nos arrependemos. Saímos de lá transpiradas, suadas e muitas vezes com um andar esquisito. Mas o bem que nos sentimos depois, compensa absolutamente tudo.

Obviamente que só o ginásio não chega. Se chegasse, naquela altura dos meus 20 e tal anos, 30 eu era uma miss. A alimentação é realmente muito importante também. 

E foi há 1 ano que me deu o click. Precisamente nesta altura. Depois de uma avaliação no ginásio, percebi que tinha de fazer alguma coisa pois a minha massa gorda era de 34%. Um absoluto exagero. Vestia um 40 bem justinho pois o ideal era vestir o 42. E sim, tinha calças 42. Que horror, como é possível? Foi resolução de ano novo sim. E a resolução foi não fazer mais dietas! Verdade. Não ia fazer mais dietas. Tinha mesmo era de reaprender a comer. A teoria nós sabemos (sabiamos) então devia aplicar. Comecei por cortar nos açucares e nos hidratos que não fazem falta nenhuma e fazer algumas trocas inteligentes. A coisa começou a resultar e aos poucos e com as idas frequentes ao ginásio, fui vendo o meu corpo a mudar, lentamente. Foi em Setembro que se deu um click ainda maior e conheci o grupo paleo descomplicado. Nessa altura cortei com a única coisa que me faltava cortar, as farinhas de trigo, centeio, malte, integrais, corantes, conservantes. Deixei os produtos lights e magros e mudei para os gordos, descobri que a gordura natural dos alimentos não nos faz mal e que os bandidos eram as outras gorduras escondidas em alimentos que costumamos continuar a comer em dietas, tipo bolachas maria, marinheiras, barras de cereais e outras descobertas que fiz que me deixaram de boca aberta.  E pela primeira vez em 10 anos vi zonas do meu corpo que julgava serem genéticamente gordas como a barriga e as pernas, a diminuir. 

Foi a surpresa de olhar para o espelho e perceber que afinal tenho pernas em vez de 2 troncos de árvore. 

Foi a surpresa de vestir pela 1ª vez em mais de 10 anos umas calças 38.

Foi a surpresa de experimentar um vestido S na Mango.

Foi a surpresa de, ter diminuído 9 cms de cintura nos últimos meses.

Afinal a genética não é tramada. A genética de facto faz-nos ter tendências mas não é impossível fintar a genética. 

Não. Ainda não estou como quero. Já estou bem é verdade. Sinto-me bem mas eu sei que o difícil não é chegar lá. O difícil é continuar lá. O paleo descomplicado não é uma dieta. É um estilo de vida. Um estilo de vida que não é aceite por toda a gente pois destrói por terra ideias pré concebidas, ideias que inclusivamente nos são impostas a nós e aos nossos filhos desde o 1º ciclo quando se estuda a roda dos alimentos. Chamam-nos de loucos, torcem o nariz e perguntam várias vezes se comemos o que comemos e conseguimos emagrecer pois acham ser impossível. Mas depois os resultados estão à vista. Mas ainda assim é difícil acreditar. Chamam-lhe seita. Pois que seja. É nesta "seita" que eu espero encontrar o meu equilíbrio.  Continuar a ver o meu corpo mais definido. Ter 42, 43, 45 e ter um corpo melhor do que tinha aos 30 mas mais importante que isso é ter mais saúde do que tinha aos 30. A alimentação e o ginásio andam de mãos dadas com a beleza e a saúde. Olharmos para o espelho e sentirmo-nos bem connosco é o primeiro passo para sermos felizes. Porque tudo o resto vem por acréscimo.  

No almoço de Natal do meu querido Vivafit deram-me a recompensa. Ganhei o diploma por ter perdido mais cms. Lá sabem que a alimentação que faço é diferente da recomendada pelos nutricionistas normais. Mas reconhecem os benefícios da mesma. E têm curiosidade em aprender comigo também. Não que eu saiba alguma coisa. Sei aquilo que estudo, que leio. E tenho a mente aberta para receber outras realidades. E no Vivafit Linda a Velha têm mente aberta para perceber que há essas realidades. E isso faz com que mais uma vez nos façam sentir parte daquela família. A minha família da hora de almoço. Obrigado por tudo. Obrigado Vivafit LAV, obrigado Paleo descomplicado.

FELIZ NATAL!!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário