segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pão paleo do best

Como já referi aqui, disse adeus ao pão tradicional. Há várias semanas que não como nenhum tipo de pão, nem de sementes, nem de centeio, nem de malte. Nada. Radical? Não. Simplesmente é um facto que me sinto muito melhor sem comer e a minha barriga diz-me para continuar. Mas, a verdade é que eu gosto muito de pão. E ao fim de um tempo e principalmente quando os dias começam a ficar mais frescos, ao fim de semana, começo a sentir algumas saudades de comer um pãozinho.

Que fazer então?

Pesquisei no grupo Paleo Descomplicado receitas de pão paleo e existem um sem número de variantes. É tão fácil comer um pãozinho de vez em quando.

Primeiro e porque queria comer pão ao pequeno almoço e acordei com fome, escolhi um pãozinho de microondas. Ah e tal microondas não é paleo. Pois não mas também não faço pão de microondas todos os dias, de modo que vamos lá descomplicar essa cena.

Receita de pão de microondas:
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de queijo quark
1 fio de azeite
sal

Misturei tudo, coloquei num tupperware e levei ao microondas durante 3 minutos.
Tirei do tupperware, cortei ao meio e recheei com queijo goudá. Levei à tostadeira e prontinho.
Estava deliciosa e serviu bem o fim.





Depois para o lanche, quis experimentar o famoso pão de queijo paleo. O pão de queijo é já de si, tradicionalmente feito com polvilhos e queijo da ilha e portanto aceitáveis na comunidade paleo mas também leva óleo e leite não aceites. Além disso, os tradicionais são muito mais calóricos, portanto não aconselháveis a quem quer perder peso.

No entanto existe uma versão mais saudável e leve dos mesmos e foi essa que experimentei no sábado.

Receita de pão de queijo low carb

2 ovos
6 colheres de sopa de polvilho azedo
1 colher de sopa de linhaça
5 colheres de sopa de quark
1 pitada de sal.

Misturar tudo e colocar colheradas do preparado num tabuleiro no forno aquecido a 200 graus durante cerca de 20/30 minutos.

Ficam uns pãezinhos ocos por dentro, estaladiços por fora, deliciosos. Cá em casa, mal tinham acabado de sai do forno já tinham marchado 3.

No domingo pediram-me para repetir o pãozinho mas não tinha mais quark. Fiz uma espécie de adaptação da receita original com queijo da ilha em vez de quark. Como a textura do queijo da ilha não tem nada a ver com queijo quark, experimentei colocar 1 colher de sopa de iogurte grego. Foi uma invenção. Estava expectante com o resultado. E até correu bem. Ficaram com formato igual aos anteriores, no entanto mais massudos por dentro e com um sabor a queijo mais intenso. Bons para se comer sem mais nada. De qualquer modo enquanto os anteriores ficam fofinhos ainda durante algum tempo, estes novos ao fim de umas horas de fora, ficam mais rijos. Ou seja, são bons para comer na hora. Hei-de fazer uma experiencia de pão de queijo tradicional substituindo o leite por natas e o óleo tradicional por óleo de coco. São capazes de ficar mais fofinhos. Se resultar logo conto.

Sem comentários:

Enviar um comentário