segunda-feira, 23 de maio de 2016

Quero emagrecer mas não sei como começar

Uma das frases que mais ouvimos pelos vários grupos é esta:

"Quero emagrecer mas não sei como começar."

Quem é que já não passou por isso? A verdade é mesmo essa. O mais difícil é começar. E mais difícil ainda é encontrar o caminho certo.

Não existe uma resposta chapa 3 para toda a gente. Mas existem dicas básicas que só a experiência pode confirmar.

1. Primeiro tem de perguntar a si própria, qual é o seu verdadeiro objetivo? Quer perder uns quilos? Acha que não está gorda mas gostava de perder volume? Quer tonificar e secar?  Quer apenas melhorar a sua alimentação e manter um estilo de vida mais saudável? Quer ganhar mais resistência?

Os objetivos variam de pessoa para pessoa, daí que a dieta de uma pessoa pode não ser (e não é certamente) a mais indicada para si. Aqui quando falo de dieta, falo de alimentação. Já disse que aboli a palavra dieta do meu vocabulário.

2. Independentemente do objetivo, uma coisa é certa. Há alimentos que não fazem falta absolutamente nenhuma na nossa alimentação, como por exemplo os açucares, os óleos industrializados, os alimentos demasiado processados e cheios de nomes esquisitos. Quanto mais natural for um alimento, melhor para a nossa saúde.

Aqui entram variadissimos factores. Há quem seja intolerante à lactose, ao gluten, quem não coma carne, peixe e derivados e há quem só coma bicho e plantas. Aqui neste blog eu não sigo nenhuma dieta dessas rigorosas e o meu conselho (e é só um conselho) é fazerem aquilo com que mais se identificam, dentro das vossas limitações alimentares. Se têm duvidas acerca de serem intolerantes a um ou outro alimento, aconselho-vos a fazerem experiências ou a fazerem um teste de intolerância. Não se ponham a retirar alimentos à maluca só porque ouviram dizer que faz mal. Se sentem melhores com a retirada dos mesmos, óptimo, se acham que é igual, nada vos obriga a retirar esses alimentos da vossa alimentação.

Agora uma coisa é certa. O açucar está provado que é o nosso maior inimigo. E de facto não nos faz falta nenhuma. Ninguém precisa de açucar para adoçar a vida. E vão ver que há imensas coisas boas e saborosas que podem fazer, sem usar essa coisa tão má.

3. Podem não gostar de fazer exercicio, não ter tempo para fazer exercicio. Podem arranjar 1001 desculpas. E até podem emagrecer sem de facto fazerem exercicio. Mas garanto-vos uma coisa. Vão sentir-se muito melhor se mantiverem um estilo de vida com o desporto presente. Não é preciso serem medalhas de ouro ou maratonistas. Basta levantarem-se da cadeira ou do sofá e fazerem uma caminhada diária. Ou então ligarem a televisão, colocarem musica e dançarem... dançarem muito. O que interessa é que se mexam. Isto vai ser importante ao longo de toda a vossa vida até sermos velhinhos e mesmo durante a velhice. 

4. Não sejam escravos da vossa alimentação. Se forem jantar fora com amigos e quiserem beber uma sangria, bebam. Se querem comer um prato de batatas fritas ou um crepe com gelado e nutela por cima, comam. Não comam é todos os dias. Façam disto uma excepção à regra. Ser saudável também é isto. Saber qual é o limite.

E posto isto por onde começo?

Resposta: Comecem pelo vosso objetivo. Qual é o vosso objetivo?

Não queiram respostas rápidas, não queiram atalhos. Metam na vossa cabeça que vão conseguir. E façam por isso. Sem desculpas. Boa sorte. Boa alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário