terça-feira, 17 de maio de 2016

Dieta Vs Reeducação alimentar

Desde os meus 24/26 anos que a palavra dieta entrou na minha vida e nunca mais saiu. A verdade é que eu antes dos 24/26 anos era magra. Muito magra. Pesava aos 21 anos 47 kgs. Foi com este peso que me casei a 1ª vez. Depois, bom depois não vieram os filhos. Veio o divórcio, vieram as patuscadas, os maus hábitos alimentares, as noites mal dormidas, as maluqueiras da noite e com isto, quando dei por mim estava nos 57/58Kg. Veio a celulite, coisa que até então me passava ao lado e começou outra luta. A luta contra a celulite. Por mais ginásio que fizesse e olhem que fazia muito. Para terem uma ideia eu todos os dias ia para o ginásio fazer 3 horas de aulas. Step, body combat, body pump eram as minhas preferidas. Entrava as 19h e saia as 23h. Jantar? Ora pois, às vezes jantava no gym uma sandes e sumo ou chegava a casa e desfrutava de pizzas congeladas e cerelac. Pessimo, pessimo. Um dia apercebi-me que estava a vestir o 42. E não, não era musculo. Que ignorância a minha.

Entretanto, voltei a juntar-me e pesava na altura uns 61 Kgs. Engravidei, abortei e voltei a engravidar passados 4 meses de gémeos, tinha 32 anos e cheguei a pesar 85 Kgs. Não, a desculpa de serem gémeos também não entra na equação. Quando os tive, fiquei com 66 Kgs. Fiz tratamentos de endermologia e uma dieta numa nutricionista que me valeu uma perda de peso até aos 59 kgs. Estava optima apesar da barriga ser o meu calcanhar de aquiles pois jamais ficou igual. Fiquei mesmo com barriguinha de 3 meses para sempre. Mas, como todas as dietas que fiz, o problema depois foi o manter. E manter não dava, tendo em conta que comecei a trabalhar e as noites mal dormidas voltaram, não pelas mesmas razões dos 24/26 anos. 

Isto para perceberem um pouco do meu percurso e do meu peso. Desde então foram várias as dietas que tentei. Barrigas Zero, 31 dias, dieta da sopa, dieta da seiva. A que me deu mais resultado foi a da barriga zero por não ser nada restritiva. Foi o que me deu inspiração para começar este blog que tem esse nome. O livro barriga zero não é bem uma dieta porque se aprende bastante com ela. Nomeadamente desmistifica a parte das gorduras saudáveis e que são essenciais para perda de massa gorda. 

Mas o meu problema sempre foi conseguir manter. Costumo dizer que emagrecer até é fácil. Basta não comer. Mas nós não conseguimos ficar sem comer para sempre. Por isso o não comer nunca pode ser um meio para emagrecer. Porque depois quando voltamos a comer, engordamos... o dobro daquilo que emagrecemos. E isto tem uma explicação cientifica e basta procurar um bocado para saber o porquê. Está provado que é assim.

Então, desde o inicio do ano, que quando me voltei a pesar me assustei pois estava praticamente nos 65 Kgs com quase 35% massa gorda, tomei uma decisão. Dietas nunca mais. Tenho de perceber o que é bom para mim. Que alimentos devo comer e que quantidade devo comer. Não devo restringir nada, a não ser aquilo que sabemos obviamente que não podemos comer, como por exemplo os açucares brancos e as gorduras más como óleos. E principalmente devo perceber qual a quantidade de alimento que o meu corpo necessita e aliar a quantidade, ao desporto ativo.

Decidi também dizer não ao sedentarismo e não me deixar abater por doenças. Saber qual é o meu limite mas sem desculpas. E assim, passei a ser assidua no ginásio e a fazer caminhadas. Dizem que o desporto vicia. Não sei se é verdade mas o facto de nos sentirmos melhores a fazê-lo faz com que queiramos ir ainda mais além. Por isso sim, talvez seja verdade.

Há 4 semanas atrás voltei a pesar-me e tinha conseguido baixar 5% de massa gorda e tinha o peso nos 62,6Kgs.

Agora, com o desafio HIIT e com as marmitas estou curiosa para ver se a massa gorda baixa. E reparem. Eu disse massa gorda. Porque mais importante que o peso é a massa gorda. É a massa gorda que nos torna mais gordas. Os kgs na balança são apenas isso. Kgs. Dão apenas e só uma orientação.

A ver vamos. Faltam 2 semanas para a pesagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário