Este fim de semana os meus miúdos tiveram uma festa de anos no Aquafitness, um ginásio lá ao pé nós. A festa incluía quase 2 horas de jogos de piscina. Como o pai também ia para a piscina com os miúdos, resolvi equipar-me para ir fazer uma caminhada enquanto a festa decorria. Quando chegámos ao ginásio apercebi-me que era dia de Open Day, ou seja, acesso livre à sala de musculação e cardio e resolvi perguntar se podia entrar para fazer um treino. Disseram que sim e fiquei radiante. Há muito tempo que não fazia trabalho de máquinas. Há uns 15 anos, num outro ginásio que frequentava fazia tudo, aulas de cardio, body combat, body pump e tinha um circuito de musculação que fazia de vez em quando. Não sou fã de musculação, nunca fui. Passadeira e bicicleta estática então, detesto, mas estava com bastante vontade de trabalhar pernas nas máquinas, pois naqueles grupos do facebook que frequento há imensas meninas completamente fãs de musculação e com resultados notáveis. É óbvio que com apenas uma sessão não vou a lado nenhum mas queria lembrar-me da sensação que era fazer pesos.
Comecei então por fazer 10 minutos na passadeira. Uns 5 minutinhos de corrida e outros 5 de caminhada rápida (prefiro muito mais fazer isto ao ar livre, não tem nada a ver, mesmo).
Depois saí da passadeira e devo ter feito um ar de barata tonta a olhar para as máquinas e a pensar como raio é que ia fazer aquilo pois já não me lembrava de como era. Veio então uma PT simpátiquíssima ter comigo e pergunta-me o que gostava de trabalhar. Respondi prontamente: pernas. Perguntou-me se tinha algum problema e referi os meus joelhos. Tenho uma condição nos joelhos há uns 20 anos que faz com que de vem em quando, este me doa quando o esforço. Aconselharam-me na altura a praticar exercícios de musculação para fortalecimento da musculação do joelho e foi isso que expliquei à PT. Isso e que gostaria de reduzir o volume da perna. Fez-me mais algumas perguntas básicas antes de começar, tipo se fazia algum tipo de desporto e há quanto tempo e respondi que sim, que ando no vivafit há alguns anos e só faço aulas de grupo.
Levou-me então para uma máquina "Leg extension" e colocou-me 25 kg. Disse-me para fazer 3 séries de 8 e na oitava tentar manter a perna em cima uns segundos e depois descansar 30 segundos antes de fazer a outra série. E ainda fiz a primeira série com 25kg mas depois tive de pedir-lhe para reduzir o peso. Reduziu primeiro para 20Kgs e depois para 15Kg.
Depois segui para outra máquina parecida mas em vez do movimento ser para cima, seria para baixo e novamente as mesmas reps com 15 Kgs.
A seguir fomos experimentar a máquina abdutora e colocou 20Kg. 3 séries de 12 reps
Primeiro de dentro para fora e depois de fora para dentro (a ultima com 25 Kgs), sempre 3 séries de 12 reps.
Depois voltámos para a máquina extensora para fazermos uma perna de cada vez para cima. 15 kgs, 3 séries de 8 reps
Todos estes exercícios eram feitos com o pé virado para fora em vez de ser direito devido ao meu problema no joelho.
Saí destas máquinas com as pernas a tremer, uma sensação estranha e que já não sentia há muito tempo. Mas ainda não tinha acabado. A PT levou-me então para a zona livre onde me pôs a fazer agachamentos com bola de pilates. Aí eu já estava na minha praia e fiz os agachamentos com uma limpeza. Depois foi o diabo outra vez. Foi buscar uma plataforma (uma almofada rija) e disse-me para me colocar lá em cima e depois apenas com um pé baixar-me e tocar com a mão no pé. Ui... fazer isto depois das máquinas é qualquer coisa de muito doloroso porque o nosso equilíbrio está completamente deturpado. Mas lá fiz com a ajuda da PT que me segurava ligeiramente para não me esbardalhar no chão.
Para finalizar uns abdominais e alongamentos. Foi um treino de cerca de uma hora que me soube pela vida. Gostei mesmo muito e até mesmo não gostando propriamente de musculação, fiquei com um bichinho. É uma pena não poder fazer isto de vez em quando, tipo uma vez por semana. Ajudou muito a PT ter andado atrás de mim. Sem ela não conseguiria fazer nem metade. No Vivafit há máquinas mas não são assim. Não me chamam. Mas pronto, não tenho hipótese de continuar, pelo menos nos próximos tempos. Vou ter que arranjar uma forma de trabalhar essa parte sem as máquinas, apenas com as minhas aulinhas e exercícios caseiros.
De dizer que hoje, segunda feira, (isto aconteceu no sábado) ainda tenho um andar estranho. Hoje vou para a minha aulinha no Vivafit que agora mudou de instrutora e a aula é uma caixinha de surpresas (o que também é bom). Vamos ver como vai correr.
Sem comentários:
Enviar um comentário