sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Salmão no forno gratinado em cama de legumes

Ontem o jantar lá em casa era salmão. Os miúdos detestam salmão e é sempre um drama fazê-los comer. Normalmente costumo fazer massa com salmão que ainda é de todos os pratos aquele que os miúdos comiam mas como da ultima vez nem assim comeram, ontem quis fazer algo diferente e... saudável.

Peguei então nos lombos de salmão, temperei com limão, sal e ervas finas e reservei 30 minutos.
Depois fui ver o que tinha de legumes e descobri espinafres, alho francês, cebola e espargos verdes.

Resolvi fazer um salteado de legumes com isto tudo menos os espargos e um fio de azeite.

Depois de feitos os legumes, coloquei numa travessa escorridos e fiz o salmão. Com um fio de azeite na frigideira coloquei o salmão e deixei dourar de um lado. Virei e dourei do outro. Depois, coloquei o salmão por cima da cama de espinafres com os espargos em cima.

Enquanto o forno aquecia, deitei um pacote de natas de soja light na panela com metade de um pacote de creme de marisco e deixei ferver até o pó ficar todo desfeito e ficar um molho cremoso.

Deitei por cima do salmão e salpiquei com queijo ralado light (utilizei flamengo mesmo pouca gordura).

Levei ao forno até gratinar e voilá. Fiz arroz branco para os miúdos acompanharem o salmão.

Os miúdos quando viram a travessa fizeram uma mega careta. Apresentação não é o meu forte. Mas depois quando coloquei no prato e experimentaram tive logo a 1ª reacção positiva. O Diogo adorou e disse que o salmão assim com aquele molho era muita bom. O Tiago mais esquisito, fez careta aos legumes e salmão mas no fim acabou por comer tudinho. O pai que também costuma ser esquisito também adorou.

Da minha parte, acho que estava muito bom mesmo. O salmão não tinha aquele travo normal e a mistura de legumes estava excelente. Como fiz bastante ainda sobraram duas postas para o meu almoço de hoje e para o pai se quiser repetir a refeição.

Foi uma boa experiência e correu muito bem. A repetir certamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário