sábado, 8 de maio de 2010

Quem disse que qd se faz dieta não se come doces???

Pois é... uma das maravilhas desta dieta é que os doces não são proibidos. Mas atenção, claro que não nos vamos pôr para aí a morfar mousses de chocolate e bolos brigadeiros a torto e a direito, não! Tudo, obviamente com conta peso e medida.

Ainda não tinha experimentado a parte das sobremesas do livro... por uma razão. Além de serem saborosissimas, uma sobremesa, representa praticamente as 400 calorias de uma refeição. Assim, se formos comer exactamente 1 dose da sobremesa, ficamos sem espaço para a comidinha. Mas, eu tinha de experimentar... e experimentei.

Meninas... leiam só: CRUMBLE DE FRUTOS VERMELHOS

Aproveitei ter comprado umas framboesas e morangos e arrisquei...deliciem-se (o aspecto da foto não lhe faz justiça):

Eu nunca tinha feito e é super fácil de fazer:

450 gr de morangos;
3 ameixas maduras;
145 gr de framboesas
60 gr de compota de framboesa ou morango (eu usei de frutos vermelhos da diese)

Para a cobertura:
30 gr de papa de aveia
45 gr de farinha integral
4 colheres de sopa de açucar mascavado
1 colher de café de canela
3 colheres de sopa de margarina sem gordura (eu usei alprosoja light)
MUFA: 90 gr de nozes picadas

Primeiro misturamos a fruta com a compota e de seguida noutra tigela fazemos o creme da cobertura amassando com as mãos para misturar bem.
Deitamos o creme sobre a fruta e levamos ao forno meia hora a 180º.
Deixamos arrefecer e comemos ou ainda morninho ou bem fresquinho. Eu já experimentei das duas formas e nem sei dizer qual gostei mais.

O dificil, dificil é... só comer uma colher de sopa do doce... porque digo-vos uma coisa... não tivesse eu de dieta e rapava mas era a tigela TODINHA! Oh se rapava.

Ahhh.. e então como fiz? Esta quantidade daria supostamente para 6 pessoas e cada dose teria 332 calorias. O que fiz eu... em vez de comer 1 dose, comi cerca de 1/3 da dose, que dá tipo uma colher de sopa bem cheia. E foi assim... o meu lanche do 26º dia. 2/3 da dose  e 1 fatia de pão de cereais com 1 queijo da vaca. Ao jantar comi um bifinho de peru com 1 colher de arroz e cerca de 90 gramas de feijao verde e 1/3 da sobremesa. Soube-me pela vida esta refeição.

O problema é que... cada vez que penso na tigela com o resto do CRUMBLE no frigorifico.... ai meu Deus... Rita, controla-te! E logo agora que o meu maridinho se foi para o Brasil, uma semana e sou só eu a comer aquela sobremesa... acho que vou enfardar o crumble a todas as refeições até acabar, nem que não coma mais nada! HAHAHAHA

Sem comentários:

Enviar um comentário