segunda-feira, 5 de abril de 2010

Maria ... no confessionário

Sempre fui bastante magra e, até há uns anos atrás, nunca tive qualquer pensamento sobre o assunto. Tendo em conta que tenho 1,68 cm, os 58 quilos que me acompanhavam, eram o peso ideal para mim.
Pouco a pouco, talvez pela vida de casada, acompanhada pelo facto de ter passado a utilizar o automóvel como forma exclusiva de locomoção, pela paragem na prática de exercício físico e pelos tratamentos sucessivos para engravidar, o peso foi-se instalando devagarinho. A gravidez foi mais uma ajuda, que me acrescentou cerca de sete quilos que nunca mais consegui perder.
Se eu analisar bem as coisas, não posso dizer que perder peso seja impossível, porque sinceramente, nunca tentei a sério. A mais séria das tentativas foram três semanas de comida saudável e de caminhadas, que me fizeram perder três quilos. Depois são ameaças constantes, promessas, que têm uma duração curtíssima.
Quando percebo a relação que tenho com a comida fico assustada: ela transformou-se numa amiga para mim, que me consola e dá prazer. Eu gosto de comer e muitas vezes faço-o compulsivamente. Frequentemente como, quando já estou satisfeita, e ingiro demasiadas porcarias. O que é uma estupidez, porque eu efectivamente gosto de legumes, de fruta, de iogurtes, de sopa. E do resto.
Neste momento sinto-me mesmo mal com o peso que tenho e com as formas demasiado arredondadas que ganhei. Não gosto de me ver com roupa nenhuma, tenho muitas peças novas e giras que não me servem. Não me reconheço. Eu não sou bonita, mas sempre tive um corpo bonito, que agora transborda e denuncia os meus pecados gastronómicos.
Eu quero perder peso. Quero e preciso, por uma questão de saúde. Quero recuperar a minha imagem anterior e quero sentir-me bem comigo própria. Quero ser elegante. Não quero ter vergonha de me despir na praia, nem de excluir tantas e tantas coisas do meu guarda-roupa. Ainda por cima, tenho dois eventos este verão e quero aparecer bem. Quero que olhem para mim e que digam ou pensem “como é que ela conseguiu?”.
Há muita coisa que quero mudar, ao mesmo tempo que vou perder o peso que tenho a mais. Mas disso falarei mais tarde. O objectivo: 60 quilos. Ou seja, tenho que perder cerca de onze quilos.

Sem comentários:

Enviar um comentário