segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fim de semana no alentejo... prova superada!

Este fim de semana foi um grande teste. Para quem gosta de comer bem, o alentejo é talvez dos melhores sitios para o fazer, devido à enorme quantidade de iguarias que nos põe à disposição. Ficámos na Herdade Ribeira de Borba num apartamento o que foi bom pois deu para fazer em casa a maioria das refeições. E estou muito contente comigo pois consegui, com a minha força de vontade, resistir às tentações e não engordei uma unica grama. E não pensem que foi fácil, ora reparem. Na sexta feira foi o unico dia que fomos jantar fora a um restaurante tipico da zona. Tal como aconselhado no livro fui das primeiras a escolher o que queria comer e escolhi para mim e para os miudos uma unica dose de bifes de avestruz. Os bifes vinham acompanhados de arroz branco e batata frita. Dividi os bifes primeiro para os miudos e aquilo que sobrou, que deviam ser exactamente os tais 90 gramitas de bife, ficaram para mim. Obviamente que não toquei sequer na batata frita e comi uma pequena porção de arroz branco. Antes dos bifes de avestruz, tive o primeiro teste. Veio para a mesa o belo pãozinho alentejano com queijinho e presunto. Tentei nem olhar e consegui. Ainda pediram de entrada uma salada à casa que era uma coisa absolutamente extraordinária, salada de frango muito bem temperada. A salada tinha alface, couve rouxa, rabanetes e era deliciosa. Vinha com um molho de iogurte e mais qualquer coisa que nem toquei e nem precisava. Provei o 2 pedacinhos de frango e refastelei-me com a salada. No fim o meu xuxu pediu uma tarte amendoa. Ora pois, se fosse há uma semana atrás não lhe tinha resistido. Assim, o que fiz? Para não ficar com água na boca tirei uma pontinha só da tarte e provei. Retirei-me da mesa de imediato (para ir mudar uma fralda... LOL).

Os pequenos almoços foram outra prova à minha força de vontade. Vinham trazer-nos a casa pãozinho acabadinho de fazer, croissants, doces, fiambrem queijo, presunto, bolos, sumos, etc. Optei por fazer um café com leite e comia croissant com queijo somente. Não resisti a provar um pedacinho de pão com doce de tomate feito na herdade pois era absolutamente divinal. Os bolos resisti com toda a minha garra. Nesse sábado, ao almoço comi um resto de massa com frango que tinha sobrado dos miudos, ao lanche provei um pedaço de bolo e bebi um copo de sumo. O jantar foi mais uma prova superada. O meu xuxuzinho quis fazer umas febras de porco recheadas com farinheira, coisa que se eu não estivesse de dieta teria atacado a febra com toda a minha força. Valeu-me estar com a minha cunhada e o seu namorado. A minha cunhada que não gosta deste tipo de comidas, quis fazer uma saladinha de atum. E eu, optei por comer a saladinha de atum ao invés da febra. Linda menina, eu... eheheh. Apenas não resisti a provar um queijinho jentilmente cedido pela dona da herdade e um paté de gambas feito por ela digno de estrela Michellin. Como sobremesa, o meu maridinho ainda se refastelou com um pote enorme de gelado Haggan Dazz. Não se faz... mas eu mantive a compostura e RESISTI!

No domingo, ao almoço fiz uns ovos mexidos com fiambre e chourição, com ovos acabadinhos de pôr pelas galinhas da herdade. Uns ovos deliciosos de gema cor de laranja e clara amarelinha. Nunca tinha comido ovos tão bons. Acompanhei com um bocadinho de arroz branco.

Foi a minha ultima refeição no alentejo. Ajudou muito o facto de ter feito algumas caminhadas no monte. Sempre que era possivel optava por andar a pé em vez de carro. Para me deslocar desde a casa onde estavamos até à casa grande (dos donos da herdade) ia sempre a pé. Chegava a ir o meu marido de carro ao lado e eu a pé. :)

Já em casa, o lanche foi um batido de pessego e o jantar um franguinho assado. Tenho resistido a encher o prato de comida. Noto que se não tivesse de dieta, comeria muito mais pois a gula está lá. Mas consigo controlar a gula porque afinal de contas, existe uma grande diferença entre ter fome e ter vontade de comer.

3 comentários:

  1. Acho que te saiste muito bem! Adorei aquela saída providencial para mudar a fralda! Lol
    Vamos continuar, amiga! TEm sido muito importante escrever aqui e estar a fazer isto é parceria, porque eu não quero ficar a trás! Vamos conseguir! (Preciso que me envies o código para alterar a minha barrinha, porque não consigo!)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já te enviei isso... não recebeste? Vou enviar outra vez...

    ResponderEliminar
  3. Ai Rita...olha que até eu mudavas as fraldas todas e de arredores também!
    O doce de tomate caseiro, nham nham e eu com 1 frasco no frigorifico sempre a olhar p/ mim quando abro a porta...
    O meu mal quando estamos no alentejo é mesmo o pão...que desgraça, e torresmos caseiros!
    mas enfim...tal como tu se tirar uma pontinha da amendoa fico satisfeita...lol...
    A gula é mm de nos "de-gular" o corpo...
    Força! e grande prova superada.

    ResponderEliminar