sexta-feira, 23 de abril de 2010

2ª Fase do Plano da R - Dia 11

Neste 11º dia de dieta, já me vou acostumando aos novos hábitos. O pequeno almoço continua a ser a grande surpresa desta dieta pois consigo variar o pequeno almoço mantendo sempre as quantidades e ingredientes necessárias e assim dificilmente irei enjoar. 

Para o almoço, preparei uma das receitas do livro. Algo que acho que todos gostamos de fazer de vez em quando e fazemos quase sempre da mesma maneira. Mas esta receita teve algo de diferente. Fiz uma salada de atum. Coloquei a alface (comprei da gourmet), uma lata de atum em conserva natural, 5 tomates chucha partidos ao meio, queijo de ovelha 30 gr parecido com o queijo feta, temperei com 2 colheres de sopa de molho vinagrete e coloquei 2 colheres de sopa de nozes por cima (MUFA). Ficou com um aspecto e sabor delicioso e um tanto ou quanto diferente da salada de atum habitual. Muito bom.

O lanche hoje foi um pouco mais tardio. Não levei nada para o trabalho e só lanchei quando cheguei a casa, 2 torradas com manteiga de amendoim.


Para o jantar, lembram-se do Fondue de ontem?

Ora bem. Antigamente eu e o meu xuxuzinho comprávamos uma embalagem de carne para fondue, e alambazavamo-nos com ela todinha num jantar, acompanhada da bela batata frita e molhenga de alho e cocktail... mnham mnham... pois... mas os tempos mudaram, e os tempos de alambazanço também. Como referi, o meu querido ontem regalou-se com o fondue mas... como não estava lá eu a ajudar a comer, sobrou IMENSA carne. O que fiz eu? Pensei... pensei, andei a pesquisar receitas e lembrei-me de fazer carne à jardineira. Se melhor pensei, melhor o fiz. Tive o extremo cuidado de medir todos os igredientes para que as porções fossem ricas e não ultrapassassem as 400 calorias. Como fiz?

- 1 cebola média picada
- 3 colheres de sopa de azeite (MUFA)
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 pacote pequeno de vinho branco
- 2 folhas de louro
- Tomilho q b
- 125 gramas de feijão verde congelado
- 125 gramas de cenouras baby congeladas
- 1 lata pequena de feijão branco da Bonduelle
- 3 batatas pequenas

Fiz o refogado com o resto da carne já temperada(não sei precisar a quantidade mas imaginem 3/4 de 1 embalagem de carne para fondue ou para jardineira) partida em pedaços pequenos e coloquei o colorau junto com 2 folhas de louro. Quando a carne começou a ficar douradinha coloquei o vinho branco e deixei ferver até reduzir. Acrescentei o feijão verde, as cenouras baby e as batatas partidas em cubos e deixei cozer rectificando os temperos. Quando estava quase tudo cozido acrescentei o feijão branco. Ficou com este aspecto.



Faz tempo que eu não fazia este prato. Ficou muito bom. Até os miudos que são esquisitos como o raio comeram tudinho. Ainda comi uma laranja como sobremesa. Desta vez o meu xuxu alambazou-se meia hora antes com 2 carcaças de pão e não teve fome para jantar, o que quer dizer que esta quantidade deu para mim, para os meus 2 miudos e ainda fiquei com almoço para amanhã (e cheira-me que ainda vou deitar um pedaço ou outro de carne fora :( )

Uma coisa é certa... quando estamos de dieta poupamos muito dinheirito... ehehehe

PS: No entanto antes de ir dormir senti um ratito maroto na barriga. Tive de ir comer uma bolacha Maria. Estranho quando faço estas refeições mais normais, adaptadas, tenho sempre mais fome do que se seguir à risca as receitas do livro. Quantidades não será porque tento realmente compor o prato de forma a ter as quantidades recomendadas. Ou então tem sido coincidência... Nestes dias o meu lanche tem sido um pouco mais pobre ou mais apressado e isso influencia. Há dias em que temos mais necessidades do que outras não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário