segunda-feira, 19 de abril de 2010

Balanço do fim de semana da R

Os fins de semana para mim são sempre mais dramáticos pois não tenho aquele apoio que tenho durante a semana. Ao fim de semana o meu xuxu não faz dieta e isso significa comer tudo e mais alguma coisa, desde batatas fritas a gelado Haggan Dazz. As minhas provações começaram logo na sexta feira à noite quando ele quis ir jantar fora. Fomos jantar a um restaurante magnifico em Carnide onde se come maravilhosamente bem. Foi um dilema escolher o que iria jantar pois eram demasiadas as excelentes propostas. Para piorar a situação, estava com uma fome desgraçada nesse dia. Quando nos sentámos apresentaram-nos os queijinhos frescos, croquetes de carne, queijinho seco e pãozinho. Mantive-me firme no pão mas não resisti a comer um queijinho fresco e metade de um croquete que o meu filhote tinha deixado. Escolhi comer uns filetes de linguado com arroz de tomate. Não devia mas dentro das possibilidades era a melhor e menos má. Pedi uma dose para mim e para as crianças. Resisti a comer "apenas" 1 filete. A dose era enorme e trazia uns 4 filetes. Parti um para os miudos, outro para mim e deixei dois mais pequenos no prato. Quem me conhece sabe bem o sacrificio que fiz para deixar no prato. O arroz de tomate também estava delicioso e comi "apenas" 2/3 colheres de sopa. Passei o jantar desejosa que tirassem as coisas da mesa pois ver tudo ali em cima da mesa só me provocava mais gula. É que eu até nem fico com fome mas... vocês percebem não percebem? Para sobremesa eu não estava a querer nada mas o homem insistiu para que pedissemos um pudim para as crianças. Fui estupida pois já sabia que eles não vão muito à baila com este tipo de doces (não saem à mãe), ou seja, fiquei com um pudim inteirinho à minha frente. Não comi mas  provei e quase que chorei por não poder comer. Isto não se faz...

No sábado, resolvida a emendar a desgraça de sexta feira, fiz um bacalhau assado com uma batatinha e feijão verde e para o jantar experimentei uma das receitas do livro. Salada italiana de massa e camarão. Ficou simplesmente delicioso. Como fiz um bocadinho mais que a conta, ainda sobrou para o meu almoço de domingo. É um prato a repetir.


Para o jantar de domingo experimentei mais uma receita do livro. Frango grelhado com oregãos. O meu xuxu que é um apreciador de cozinha requintada, anda maravilhado com estas receitas. Diz que apesar de serem tipicamente de cozinha americana, pois parece que está a comer nos States, são muito saborosas. E é verdade. Os peitos de frango ficaram deliciosos, diferentes daquilo que ficam quando são grelhados com tempero normal. O segredo desta receita está no deixar a marinar com azeite, vinagre balsâmico, oregãos, alho e cebola durante 2 horas. Mnham... mnham....

Relativamente aos pequenos almoços e lanches, este fim de semana também modifiquei algumas coisas. Ao pequeno almoço de sábado  experimentei pão de cereais barrado com manteiga de amendoim e iogurte de cereais. Nunca tinha experimentado manteiga de amendoim pois sempre ouvi dizer que engorda imenso, mas o facto é que é considerado um MUFA, ou seja, é uma gordura boa. Não coloquei a quantidade que dizia no livro pois achei demais e em vez de comer apenas 1 fatia de pão de cereais, comi duas. Apesar de não ser mau a manteiga de amendoim, fico com a sensação de estar a fazer algo errado. Não sei explicar porquê. Ao lanche comi um igurte de sabor e  um pão de cereais com fiambre de peru. No pequeno almoço de domingo, experimentei o pão de passas. Como não tinha queijo creme light, barrei com uma pequena qtd de manteiga magra e acompanhei com o iogurte magro com pedaços. e uma colher de sopa de nozes.

Estou com um grave problema. Custa-me a beber água. Não tenho sede por aí além e não me dá gosto beber água. Vou tentando trocar a água pelo chá verde mas está dificil. Talvez por isso não esteja a perder peso porque como consequencia tenho tido alguma prisão de ventre. Tenho de melhorar este factor esta semana.

4 comentários:

  1. Oh, Ritinha! Sabes, eu compreendo como deve ser difícil manter a dieta, quando o nosso-mais-que-tudo come gelado e batatas fritas ao pé de nós. Acho que tens de fazer esta dieta e continuar no bom caminho, essencialmente por ti. Pensa nas coisas giras que vais comprar depois e no bem que te vais sentir. Não vás jantar fora enquanto fazes dieta. Não peças sobremesas para os meninos, quando sabes que são uma armadilha para ti. Fala com o JP tb sobre o quanto te faz diferença ver tudo isso na mesa, sem poderes tocar em nada. Vais ver que ele, como óptimo marido que é, nem faz de propósito, só não percebeu se calhar que isso te perturba. Eu falei com o Pedro e isso acabou cá em casa, ele tem sido um grande apoio (no aniversário dele, optámos por ir almoçar ao peixe grelhado e ele não pediu sobremesa sequer, nem quis bolo de aniversário cá em casa). Vais ver que vais conseguir!!!!
    Um grande beijinho para ti!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas palavras Maria... eu sabia que me compreendias. É preciso ter mesmo muita força de vontade quando é tão dificil para nós emagrecer, sabendo que qq coisinha pode estragar 1 semana de sacrificios. Eu sei que vou conseguir e vai valer a pena... :)

    ResponderEliminar
  3. Deixo aqui uma palavra de incentivo À Rita! Perante tantas provações/tentações eu não teria tanta força de vontade em resistir! Mas o que tem de ser tem muita força! Vocês as duas estãoa ser uma inspiração para mim! Vou continuar a acompanhar-vos, apesar de a minha dieta n ser exctamente igual!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar