quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Café Turbinado

Se me dissessem há uns tempos que eu ia tomar isto ao pequeno almoço, eu teria provavelmente a mesma reacção que muitos de vós estarão a ter ao ler isto. Que horror! Que vómito! É doida! Isso faz um mal terrível! Isso é uma bomba para o estômago! Nunca conseguiria beber isso em jejum!

O que é isto de café turbinado?

Para saberem o que é, vou transcrever uma pequena descrição de um outro site:

Dave Asprey, o criador, tinha uma obsessão: encontrar um produto simples, capaz de fazer uma pessoa ser boa em tudo. Suas pesquisas foram dos Andes ao Tibete até chegar ao resultado perfeito. O empresário garante que já conseguiu elevar seu QI em 20 pontos só com o cafezinho. Sua bebida virou hit. Os que a consomem no lugar do café-da-manhã tradicional (sim, ele equivale a uma refeição!) relatam melhoria nos níveis de energia e atenção – e, o mais importante, nos ponteiros da balança. O mix da moda pode ser feito em casa: leva café orgânico coado, duas colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco – tudo batido no liquidificador.” (artigo da Harper’s BAZAR)
É, sem dúvida o queridinho de 90% dos PALEOS (ou outros 10% ou não gostam de café ou de coco)! É certo que na receita original pode haver algum exagero na quantidade de gorduras (a PALEO XXI segue uma linha moderada em praticamente tudo…), mas é verdade que a mistura provoca um efeito de saciedade e energia, para além de ser deliciosa e combinar os benefícios dos dois ou três alimentos… ou mais…
A versão “descomplicada” junta café (se for orgânico e moído na hora, melhor), óleo de coco e canela (já conhecem a verdade sobre a canela?). E sim, o batedor de leite ou mixer são fundamentais para garantir a mistura dos óleos e obter uma cremosidade ímpar!
11137102_10155459733270203_8309588052918375944_n
Existem muitas versões e muitos extras que se podem adicionar, mas lembrem-se que ao mudar ingredientes, não vão obter os mesmos efeitos. Ainda assim, podemos usar no café: nata, leite de coco (ou outro, vegetal), açafrão, pimenta, cacau…
Se estás a achar estranho é porque ainda não provaste! Eu não dispenso o meu, diariamente!
Assistam a este vídeo onde o Flavio Passos explica detalhadamente o procedimento e benefícios!


10523320_10155459735575203_789923318020364555_n


Resumindo: Eu faço um café duplo ou café bem cheio com uma colher de sobremesa (no meu caso) de óleo de coco e canela. Turbinar, que é como quem diz, usar um mixer (comprei um espectacular no IKEA) e beber.

E quais são as vantagens para mim disto? Porque faço eu isto?

Vou explicar. Nunca tive muita fome de manhã. Muitas pessoas achavam estranho eu levantar-me, fazer o pequeno almoço, arranjar-me, levar os miúdos à escola, atravessar a ponte para ir trabalhar  e só depois sentar-me a tomar o pequeno almoço. Para mim é a situação normal e não me faz diferença nenhuma pois só começo a ter alguma fome umas 2 horas após acordar. Sempre foi assim desde miúda. Se tomo o pequeno almoço por vezes mais cedo, faço-o mas sem grande apetite.

Nunca tinha entendido que havia uma razão para isso. Nem todas as pessoas do mundo têm fome logo pela manhã. Há quem acorde e precise imediatamente de comer (como é o caso do meu marido), outras pessoas como eu não. Passam bem sem tomar o pequeno almoço ou a tomá-lo muito depois de acordarem. Foi só quando comecei a ler acerca do conceito PALEO Descomplicado que percebi que não era um "problema" só meu. E que afinal o não ter fome de manhã era bem mais comum e normal do que imaginava. Há até vários benefícios nesse jejum mais prolongado. Benefícios esses que inclusivamente foram agora confirmados com o NOBEL da medicina.

Quem diria?

A verdade é que eu não aconselho toda a gente a fazer isto. Por exemplo, seria incapaz de o propor ao meu marido. Primeiro porque ele nunca o faria :), depois porque ele tem mesmo muito apetite pela manhã e sente-se mal se não comer... mesmo mal.

Mas e eu? Não me sinto mal? Sinto alguma coisa diferente?

Não. Não me sinto mal. Pelo contrário. Agora, quando chego ao trabalho bebo o meu café turbinado. Preciso mesmo disto para começar a trabalhar. E é bom. Gosto do sabor. Não uso uma colher de sopa de óleo de coco como referem mas sim uma colher de sobremesa cheia porque ainda me faz alguma confusão a gordura matinal. No entanto, sinto que este procedimento tem efectivamente ajudado no processo de combate à massa gorda. Sinto a barriga muitissimo mais desinchada. Além disso permite-me passar o pequeno almoço para um pouco mais tarde ainda, que nos dias em que vou ao ginásio e almoço só perto das 15h me dá imenso jeito.

Antigamente, tomava o pequeno almoço as 9h30 e pelo meio dia tinha de fazer um pequeno lanche antes de ir ao gym pois estava cheia de fome.

Agora tomo o turbinado às 9h30 e depois tomo o pequeno almoço pelas 11h30/12h00. Isso faz com que aguente o gym à hora de almoço fantásticamente bem pois dá-me a energia pré treino que preciso e posso almoçar às 15h sem ter aquela fome de comer este mundo e o outro.

 Estou fã do turbinado. Funciona bem comigo. Atenção que pode não funcionar bem com toda a gente. Experimentem se acharem que vos faz sentido. 

Aqui está o meu turbinado matinal:




Sem comentários:

Enviar um comentário